Tarcísio de Freitas critica desfile sobre Luiz Inácio Lula da Silva e ironiza ausência da Lava Jato

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado no Rio de Janeiro, que teve como tema a trajetória do presidente Lula. Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio afirmou que o espetáculo teve caráter de propaganda política antecipada e ironizou a ausência de …

Compartilhar em:

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado no Rio de Janeiro, que teve como tema a trajetória do presidente Lula. Em vídeo publicado nas redes sociais, Tarcísio afirmou que o espetáculo teve caráter de propaganda política antecipada e ironizou a ausência de referências a escândalos envolvendo o petista.

“Se não foi propaganda antecipada, o que será?”, questionou o governador. Segundo ele, outros temas que marcaram os governos do PT ficaram de fora do desfile, o que teria causado estranheza. “Todos sentiram falta de algumas alas”, afirmou.

Na gravação, Tarcísio cita episódios polêmicos ligados a Lula que, segundo ele, poderiam ter sido retratados. Entre as ironias, mencionou alas como a dos “Correios faliram e o Lula não viu”, “de pai para filho”, em referência ao suposto envolvimento de Lulinha em investigações, “de volta à cena do crime”, frase atribuída a Geraldo Alckmin quando era opositor de Lula, além da ala dos “roubados do INSS”. “O que não falta é escândalo”, disse.

O governador também afirmou que o país estaria “capturado” pelo PT. No vídeo, ele cita decisões judiciais contrárias a aliados bolsonaristas e relembra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por uso eleitoral das comemorações do 7 de Setembro. Para Tarcísio, há diferença de rigor na aplicação da lei. “E, não havendo o mesmo rigor com o desfile, quão elásticas serão as interpretações neste momento?”, questionou.

Ainda segundo o governador, o desfile deixou de lado a ironia e a crítica para dar lugar a uma “propaganda política descarada”, além de representar, em sua avaliação, desrespeito aos evangélicos. A publicação também reúne manchetes sobre o aumento dos gastos públicos no governo Lula. Tarcísio, ex-ministro de Bolsonaro, é pré-candidato à reeleição ao governo paulista.

Parlamentares bolsonaristas afirmam que devem ingressar com novas ações contra Lula. O Partido Liberal (PL) declarou que o desfile “materializou uma série de ilícitos eleitorais que merecem responsabilização pela Justiça Eleitoral”. A oposição avalia apresentar pedidos de inelegibilidade caso Lula formalize o registro de candidatura. O presidente já declarou publicamente que pretende disputar a reeleição.

Ao final do vídeo, Tarcísio faz uma crítica mais ampla ao cenário político nacional. “É o país dos amigos, do patrimonialismo, da captura do orçamento público, da desigualdade não resolvida, um país que não discute a qualidade da sua liderança, envelhecida, com processo de substituição muito lento”, afirmou o governador de São Paulo.

Com informações de UOL

Compartilhar em: