????Roberto Cidade é reeleito presidente da Aleam após STF determinar novas eleições

Compartilhar em:

O deputado estadual Roberto Cidade (União) foi reeleito pela terceira vez para presidir a 20a Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (30), dois dias após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, determinar novas eleições da Mesa Diretora.

A decisão do STF atendeu ao pedido do partido Novo, que ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando uma mudança feita pelos deputados no Regimento Interno da Assembleia Legislativa, em abril deste ano, quando ocorreu a eleição, permitindo que Cidade fosse reconduzido para um terceiro mandato, sendo dois em uma única legislatura.

O ministro Cristiano Zanin, relator da matéria, determinou a suspensão da eleição da Mesa Diretora e novas eleições. Um parecer da Procuradoria Geral da República (PGR) também questionou o pleito. Nesta quarta-feira, os deputados convocaram novas eleições e reconduziram Cidade à presidência da Casa.

Dos 23 parlamentares presentes na sessão, 22 foram favoráveis à reeleição de Roberto Cidade. Já Mayara Pinheiro (Republicanos) não compareceu à sessão. Apenas o deputado Daniel Almeida (Avante) votou contra.

Após o pleito, Cidade agradeceu aos colegas parlamentares e assegurou que vai continuar mantendo a linha do diálogo.

“Enquanto estiver nesta presidência priorizarei os servidores da Casa, trabalhando duro para que este Poder seja respeitado porque somos cobrados todos os dias. Quem vence hoje não é o Roberto Cidade, mas o Poder Legislativo que decidiu que esta Casa tem que estar unida”, declarou, agradecendo nominalmente por todos os votos.

Acompanhe como ficou a composição da Mesa Diretora da Aleam a partir de 2025:

Presidente: Roberto Cidade
1º vice-presidente: Adjunto Afonso
2º vice-presidente: Abdala Fraxe
3º vice-presidente: Joana D’arc
Secretário-geral: Alessandra Campelo
1º secretário: Delegado Péricles
2º secretário: Cabo Maciel
3º secretário: João Luiz
Corregedor: Sinésio Campos
Ouvidor: Felipe Souza

Compartilhar em: