Apesar dos escândalos que têm marcado sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida, persiste em buscar sua reeleição a todo custo em 2024. Ele tentou se aliar ao PL, partido de Bolsonaro, Menezes e Alberto Neto, presidido por Alfredo Nascimento no Amazonas, mas sua tentativa fracassou. David está tentando vencer por W.O. Ele, que …
???? COLUNA 76 DE FRED MELO | Muitas incertezas e apenas uma certeza: Amom, Menezes e Bolsonaro estarão unidos para derrotar David em 2024

Apesar dos escândalos que têm marcado sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida, persiste em buscar sua reeleição a todo custo em 2024. Ele tentou se aliar ao PL, partido de Bolsonaro, Menezes e Alberto Neto, presidido por Alfredo Nascimento no Amazonas, mas sua tentativa fracassou.
David está tentando vencer por W.O. Ele, que se autodenomina o “Rei do Jogo”, não quer adversários na disputa de 2024. No entanto, terá. Enfrentará pelo menos dois candidatos com reais chances de derrotá-lo.
Os vídeos gravados em apoio a Omar Aziz, a proposição do título de cidadão do Amazonas ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, e o fato de ter chamado Lula de “estadista”, juntamente com a aliança estabelecida com Eduardo Braga, tornaram sua tentativa de atrair o PL para uma aliança totalmente impossível. O partido sabe que, sem o apoio do presidente Bolsonaro, seu valor diminui, e David não terá esse aliado de forma alguma.
Ao analisar o cenário político futuro em 2024, é possível afirmar que Amom, Menezes e, consequentemente, Bolsonaro, em algum momento da eleição, estarão juntos para derrotar David Almeida. Minha única dúvida é se isso ocorrerá já no primeiro turno ou apenas no segundo, podendo ainda contar com o reforço do governador Wilson Lima, que a cada dia se distancia mais do atual prefeito.
A tarefa de derrotar David Almeida é complexa. Ele possui a máquina municipal a seu favor, mas ao somar os votos de Menezes e Amom, provavelmente haverá uma maioria em relação ao atual prefeito. Além disso, o fato de ele estar aliado à esquerda em uma cidade essencialmente bolsonarista pode marcar o fim de um reinado que nunca existiu.
Nesse contexto, a posição do governador Wilson Lima, que tem observado de forma serena todos os movimentos de David Almeida em busca de alianças, se tornará cada vez mais decisiva no processo eleitoral que se aproxima.
O governador parece estar aguardando o momento certo para agir e declarar o rompimento definitivo com o prefeito. Afinal, parece ser impossível caminhar com alguém que se aliou a um adversário que deseja derrubá-lo através de artimanhas, após ter perdido legitimamente as eleições de 2022.
Refiro-me ao senador Eduardo Braga, o mais recente aliado do prefeito. Braga adentrou a prefeitura com direito a secretaria e outros privilégios.
David Almeida é um exemplo clássico de alguém que observa os movimentos e alianças políticas de fora, porém, percebe que seus planos estão fadados ao fracasso. Não é possível enganar a todos por um longo período de tempo.
Que phase!











