Quem andou pelo centro de Manaus nas décadas de 70, 80 e 90 fica impressionado com o completo abandono verificado nos tempos atuais. O poder público, leia-se a Prefeitura de Manaus, simplesmente desistiu desta área e a deixou entregue à própria sorte, para alegria das traças, ratos e baratas. As principais ruas como a Guilherme …
???? Coluna 81 de Fred Melo | O lastimável centro de Manaus…

Quem andou pelo centro de Manaus nas décadas de 70, 80 e 90 fica impressionado com o completo abandono verificado nos tempos atuais. O poder público, leia-se a Prefeitura de Manaus, simplesmente desistiu desta área e a deixou entregue à própria sorte, para alegria das traças, ratos e baratas.
As principais ruas como a Guilherme Moreira, Dr. Moreira, Quintino Bocaiuva, Marechal Deodoro, Marcílio Dias, entre outras, que antes abrigavam a pujança da parte comercial da Zona Franca, com seus produtos importados e grande movimentação, hoje são candidatas ao posto de Cracolândia, onde buracos proliferam, com fios e cabos se amontoando nos postes, produzindo uma verdadeira bomba-relógio e um perigo iminente para as pessoas que se aventuram a frequentar o lugar.
Há muito tempo Manaus não tem um projeto de revitalização digno para o centro. Entra prefeito e sai prefeito e a situação fica ainda mais dramática. Os imóveis que antes eram valorizados e cotados em dólar, hoje estão num processo de profunda deterioração, perdendo o seu valor dia após dia.
O centro é uma desordem generalizada, está povoado de cheira-colas, pedintes, guardadores de carros, batedores de carteira, barracas e camelôs que vendem de tudo e de qualquer jeito. É um padrão Bangladesh de comercializar produtos.
A atual gestão do prefeito David Almeida é tão desastrosa que sequer as calçadas do centro estão pintadas com aquela cafonice habitual. Não existe um olhar nesta direção, talvez porque algo desta envergadura necessite de um projeto sério e corajoso que precisa ser enfrentado com inteligência e coragem para planejar e realizar, qualidades escassas desta administração.
O mais assustador é que não há projetos para o futuro em andamento, nenhuma proposta sendo construída para a recuperação de uma área que em outros tempos ostentava o glamour e o orgulho da sociedade manauara. Era uma atração turística ir ao centro fazer compras.
Também é estarrecedor o silêncio das entidades de classe do setor comercial, que parecem ignorar a existência do problema. Nossos dirigentes do CDL e da ACA preferem reclamar calados, apenas entre eles, deste caos que os aflige, como se não morassem na cidade e vissem que este absurdo acontece na porta de cada um que ainda resiste e mantém suas lojas por lá. Viraram reféns das suas próprias omissões ou da certeza que nada será feito.
O poder público entregou o centro de Manaus para a bandidagem, muito por conta da inoperância e incompetência para estabelecer políticas públicas que valorizem o cidadão, o empreendedor e os milhares de empregos que ali poderiam estar sendo gerados, fomentando a economia e valorizando o patrimônio histórico de uma cidade que simplesmente não é levada a sério.
Que phase!











