Com sucesso de público e com diversas atrações regionais, nacionais e internacionais o Festival renomado pelo prefeito David Almeida para #SouManaus Passo a Paço 2022 foi um espetáculo midiático, reunindo no ultimo final de semana cerca de 660 artistas se apresentaram em 4 palcos (Coreto, Tucupi, Passinho e Caboquinho). Infelizmente, para a população os transtornos …
???? Por detrás da festa e do glamour midiático, prevalecem a desorganização e falta de estrutura no Festival #SouManaus Passo a Paço 2022

Com sucesso de público e com diversas atrações regionais, nacionais e internacionais o Festival renomado pelo prefeito David Almeida para #SouManaus Passo a Paço 2022 foi um espetáculo midiático, reunindo no ultimo final de semana cerca de 660 artistas se apresentaram em 4 palcos (Coreto, Tucupi, Passinho e Caboquinho). Infelizmente, para a população os transtornos foram muitos e com a omissão da organização coube aos artistas socorrem pessoas que passavam mal devido ao calor e distribuir garrafas de água que estava esgotada nos postos de atendimento.
O primeiro dia, sábado (3), contou com uma estimativa de 100 mil pessoas, sendo que a área do porto de Manaus comportava apenas 10 mil pessoas, segundo os próprios organizadores. Além da superlotação, a população sofreu muitos outros transtornos. Foram relatados que a quantidade de banheiros era insuficiente para o público presente; Desabastecimento de água foi recorrente no evento o que gerou até a empatia de artista como a cantora Duda Beat que interrompeu seu show para distribuir garrafas de águas para a plateia sedenta; por conta da superlotação muitas pessoas foram socorridas após se sentirem mal e/ou desmaiarem no meio do calor da multidão.
Ainda durante o sábado (3) internautas reclamaram da queda de energia durante o percurso do evento que atrapalhou a performance de artistas regionais e o desrespeito com os profissionais da comunicação. Segundo relatos a credencial dada para a imprensa “não fazia sentido nenhum ali” como conta Nayá Costa que segundo a mesma havia uma espécie de “front stage” no festival para pessoas que têm acesso a contatos de dentro da organização pudessem ter este privilégio, enquanto os profissionais de jornalismo foram tratados com descaso e até mesmo recebendo ameaças caso não saíssem do “front stage”.

Na segunda-feira (5) a situação piorou. Com lotação acima do normal novamente os portões foram fechados quando o sensor de contagem de público até aquele momento registrava 39,7 mil pessoas em toda a área do evento. Formando um tumulto generalizado na entrada do evento com pessoas forçando a entrada e danificando os portões do evento.
O que gerou forte repressão da polícia militar que formou uma barricada para impedir a entrada fazendo uso de gás lacrimogênio e balas de borracha para conter e dispersar a população.
De respeito à população ao primeiro final de semana do #SouManaus pode ser considerado um verdadeiro caos, em anos de festival, a comissão organizadora cometeu erros grotescos de suporte e infraestrutura para todos que estiveram presentes na realização da edição de 2022, dentre mais um deles a falta de ônibus para a população manauara, sendo disponibilizado apenas 16 linhas que para muitos deixavam apenas na metade do caminho para casa ou sequer passavam perto da rota de destino, deixando assim os apreciadores da cultura amazonense na mão e a mercê de perigos.


Estamos com foco no fato











