Os terroristas do Hamas que atacaram a população civil em Israel no dia 7 de outubro estavam sob efeito do Captagon, uma droga sintética. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 19, pela TV israelense Canal 12. A presença do Captagon foi encontrada nos corpos de alguns terroristas do Hamas que morreram no ataque. Além disso, …
???? Terroristas do Hamas usaram droga sintética antes de atacar Israel

Os terroristas do Hamas que atacaram a população civil em Israel no dia 7 de outubro estavam sob efeito do Captagon, uma droga sintética.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 19, pela TV israelense Canal 12. A presença do Captagon foi encontrada nos corpos de alguns terroristas do Hamas que morreram no ataque.
Além disso, as autoridades de Israel teriam detectado a droga também no sangue de alguns terroristas do Hamas que foram presos. Pílulas de Captagon também estavam presentes em seus bolsos.
Hamas não foi o primeiro grupo a usar o Captagon
O Captagon, conhecida como “a cocaína dos pobres” ou a ‘droga do Jihad’, é um tipo de droga sintética produzida em massa na Síria e no Líbano.
No passado, antes de ser utilizada pelo Hamas, foi encontrada no sangue de membros do Estado Islâmico (Isis).
A droga gera uma sensação de euforia e suprime o medo e foi desenvolvida originalmente para tratar depressão e distúrbios graves.
Produzida inicialmente na Alemanha, ela foi declarada ilegal após várias décadas, quando foi determinado que os benefícios clínicos eram superados pelo vício.
A presença do Captagon na Síria foi registrada pelo menos desde 2006, durante a segunda Guerra do Líbano, pois foi utilizada pelo grupo terrorista islâmico xiita Hezbollah.
Em 2022, a exportação ilegal de Captagon da Síria gerou uma receita de cerca de US$ 30 bilhões (cerca de R$ 150 bilhões) para os traficantes.
Nos últimos anos, o Captagon também se tornou popular na Faixa de Gaza, dominado pelo Hamas, onde há dezenas de milhares de viciados, especialmente entre os jovens desempregados.











