O estudante João Sena de Alencar, do Centro de.Educação Sesc José Roberto Tadros, em Manaus, conquistou medalha de ouro na da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), em Santa Maria (RS). O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Maria em colabora (UFSM) em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da …
????Estudante do AM é ouro em olimpíada nacional de Filosofia

O estudante João Sena de Alencar, do Centro de.Educação Sesc José Roberto Tadros, em Manaus, conquistou medalha de ouro na da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), em Santa Maria (RS).
O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Maria em colabora (UFSM) em colaboração com dezenas de instituições de todas as Unidades da Federação, nos dias 17 a 20 de outubro.
A princípio, João Alexandre (18 anos), aluno do 3° ano do ensino médio, também foi medalha de ouro da seção regional (região Norte) da Olimpíada Nacional de Filosofia.
A alegria do estudante pela conquista da premiação é justamente fruto do tema “Felicidade”, que surgiu do tópico apresentado pela competição. Segundo Alexandre, falava da alegria e da tristeza em relação ao mundo.
“Esse tema já corroborava com uma das ideias que eu queria muito tratar que era a questão da felicidade. Um tema que eu acho importantíssimo. A forma como eu construí o argumento, ele de certa forma é um complemento muito bom pro primeiro texto que eu tinha feito, que é justamente o da olimpíada regional. Esse primeiro texto falava de liberdade. Se o homem tinha livre arbítrio. Ou se existiria um determinismo que faria com que o homem não tivesse escolha de nada. Eu ia trazer as duas potências do ser humano de inteligência e de vontade, que eu já tinha tratado no primeiro texto. Como o ser humano pode usar disso pra ser feliz”, explica.
Assim sendo, João Alexandre se classificou para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia (Bari/2025). Ele disse que até à realização desse evento vai se dedicar para escrever o texto em espanhol ou inglês e dar o seu melhor.











