RENATO JR. DÁ A LARGADA PARA 2028 COM OMAR, ALESSANDRA, EDUARDO E 25 VEREADORES

Encontro reúne lideranças de peso da política amazonense, sinaliza fortalecimento da base do prefeito de Manaus e projeta uma ampla articulação para sua reeleição.

Compartilhar em:

O calendário eleitoral aponta para 2028, mas, nos bastidores da política amazonense, a disputa pela Prefeitura de Manaus já começa a ganhar contornos de campanha.


O prefeito Renato Júnior (Avante) reuniu o governador eleito Omar Aziz (PSD), a vice-governadora eleita Alessandra Campelo, o senador Eduardo Braga (MDB) e 25 vereadores da base aliada em um encontro que, pela dimensão política dos participantes, pode ser interpretado como uma verdadeira largada para a corrida eleitoral de 2028.

Mais do que uma demonstração de prestígio, a reunião sinaliza uma movimentação estratégica: Renato Júnior busca consolidar sua liderança administrativa, ampliar sua sustentação política e construir, com antecedência, as condições para disputar a reeleição.

A força de Omar, Eduardo e Alessandra
A presença de Omar Aziz e Eduardo Braga confere peso especial à articulação.
Omar chega fortalecido pela vitória na eleição estadual, enquanto Eduardo Braga representa uma importante ponte com Brasília e com setores influentes da política amazonense.

Alessandra Campelo, por sua vez, acrescenta ao encontro a representatividade da futura vice-governadora e sua experiência de articulação política.

Para Renato Júnior, a aproximação com essas lideranças representa a possibilidade de construir uma aliança capaz de ultrapassar as fronteiras partidárias e reunir diferentes forças em torno de um projeto eleitoral competitivo.
Os 25 vereadores e a força dentro da Câmara

Outro componente fundamental é a presença dos 25 vereadores da base.

Em uma Câmara Municipal composta por 41 parlamentares, esse contingente representa aproximadamente 61% das cadeiras.

É uma demonstração expressiva de sustentação legislativa e, potencialmente, de capilaridade política nos bairros e comunidades de Manaus.
Se essa unidade for preservada até 2028, Renato Júnior poderá iniciar a disputa com uma estrutura política relevante, especialmente pela capacidade de mobilização territorial dos vereadores.

Uma reunião administrativa com dimensão eleitoral
Oficialmente, o encontro foi apresentado como uma agenda de cooperação institucional, com prioridades na saúde, na infraestrutura e na redução das filas do Sistema de Regulação (Sisreg).

Há, porém, um detalhe ainda mais expressivo: a Prefeitura de Manaus informou a participação de 36 vereadores, e não apenas 25. Isso representa quase 88% das 41 cadeiras da Câmara Municipal. 

A dimensão da reunião reforça a leitura de que Renato Júnior está construindo uma ampla rede de interlocução política, com potencial de se transformar em uma coalizão eleitoral.

E David Almeida, onde fica nessa história?

A movimentação também abre um questionamento sobre o futuro político do ex-prefeito David Almeida.

Renato Júnior chegou à Prefeitura vinculado ao grupo político de David, mas os movimentos recentes indicam uma aproximação cada vez maior com Omar Aziz e Eduardo Braga.

A ausência de David entre as lideranças destacadas no encontro alimenta especulações sobre um possível redesenho das alianças para 2028. Isso, contudo, não significa que exista um rompimento formal anunciado. 

O fato é que Renato Júnior começa a demonstrar disposição para construir uma identidade política própria, deixando de ser visto exclusivamente como sucessor de David Almeida.

A largada foi dada?

Ainda faltam dois anos para as eleições municipais, e não houve anúncio oficial de candidatura ou coligação para 2028.

Mas a política também é feita de gestos, encontros e demonstrações de força.
Reunir o governador eleito, a vice-governadora eleita, um senador reeleito e praticamente toda a Câmara Municipal é um movimento que dificilmente passará despercebido pelos futuros adversários.

Na leitura política do FOCO NO FATO, Renato Júnior pode ter transformado um almoço de trabalho na primeira grande demonstração de força de seu projeto de reeleição.
A eleição será em 2028. Mas a disputa pela construção das alianças já começou.

E Renato Júnior parece disposto a sair na frente.

Compartilhar em: