HomeBem-estar

🔶 Tumpex comemora Dia do Gari com equipe motivada e orgulhosa do que faz

🔶 Tumpex comemora Dia do Gari com equipe motivada e orgulhosa do que faz

Garis estão animados com a data. Vão receber serviços de beleza e relaxamento na empresa e o bom acolhimento da população nas ruas A data de hoje

ALIMENTAÇÃO: Brasil é o maior exportador de comida halal no mundo. Conceito norteia alimentação de muçulmanos em todo o mundo.
🔶Manaus amanhece sob forte chuva e tem alerta de temporais violentos
🔶Wilson Lima e governadores assinam carta compromisso de combate a desmatamentos e queimadas

Garis estão animados com a data. Vão receber serviços de beleza e relaxamento na empresa e o bom acolhimento da população nas ruas

A data de hoje (16/05), Dia do Gari, será de trabalho intensivo mas, também, de muita satisfação por parte da equipe da Tumpex. A empresa amazonense, responsável por parte da coleta de lixo nos bairros de Manaus, irá receber seu grupo com a alegria de sempre, mas na certeza de que, atualmente, esses profissionais são bem mais reconhecidos pela população do que eram num passado recente.

E são os próprios garis que têm a satisfação de relatar isso. Juan Patrick Ferreira, 39, está há apenas 1 ano e dez meses na Tumpex. Mas faz questão de lembrar que lutou muito para fazer parte do time. Enviou currículo por quase 11 anos até conseguir sua vaga na empresa. “Sempre tive o sonho de trabalhar na Tumpex. Que bom que consegui! Acho tudo louvável aqui: o salário, o acolhimento e o fato de poder crescer profissionalmente”, conta Juan, que pretende cursar faculdade de Direito.

A rotina de Juan começa cedo. Às 5h20 ele sai de casa, no bairro Alfredo Nascimento, zona Norte de Manaus. Entra na Tumpex às 6h40 e já parte para as ruas dirigindo uma van da empresa. É ele quem leva a equipe responsável pelo trabalho de conscientização ambiental nos bairros. “Posso rodar todo o local onde a Tumpex faz cobertura de coleta de lixo.”

Durante o percurso, que se estende até 17h, Juan garante que o acolhimento da população, no geral, é muito bom. Mas é claro que, uma vez ou outra, ele ainda se depara com situações preconceituosas. “Tem pessoas que reclamam do cheiro forte de gari. Não entendem que trabalhamos coletando lixo que elas mesmas produzem. Mas isso não nos abate porque a boa acolhida é sempre maior.”

Só prazer

O conhecido maratonista Jean de Souza Pereira, 47, é outro profissional da área que tem prazer em atuar como gari, trabalho que desempenha há 20 anos, sendo 10 deles pela Tumpex. “Foi esse ofício que me deu tudo o que tenho hoje. E é essa empresa que me apoia e me ajuda muito a conquistar tantos títulos no meu estado e no Brasil todo”, dispara, orgulhoso.

Simpático e sorridente, Jean é natural de Anori, município distante 194 quilômetros de Manaus em linha reta. Ele inicia muito cedo sua jornada. Às 4h já está de pé. Sai do bairro Colônia Antônio Aleixo direto para a Tumpex, cuja sede está localizada na avenida Torquato Tapajós. Às 5h30, no máximo, está no carro coletor da empresa, rumo ao bairro Nova Cidade. É circulando pelas ruas do local que se exercita para as competições programadas e, ao mesmo tempo, trabalha coletando lixo.

“Faça sol ou faça chuva, estou sempre no corre-corre. Esse ritmo acelerado é muito importante para a minha preparação. Dou uma parada por volta do meio-dia, me alimento em algum restaurante parceiro no próprio bairro e, depois, retomo às minhas atividades até 14h”, conta Jean, que vai para casa em seguida e volta a treinar às 16h/17h.

E durante o trabalho não são poucos os amigos que já colecionou. Muitos já esperam por ele e equipe com o cafezinho quente ou o guaraná, mais tarde, para refrescá-los do sol escaldante. “Tudo é uma questão de como você é, como você se impõe. Ninguém pode revidar um preconceito com agressividade. Com jeito e com carinho a gente se entende e a convivência flui melhor”, garante.

Programação

Marcus Melo, gerente administrativo da Tumpex, informa que o Dia do Gari nunca é um dia comum na empresa. Nesta quinta-feira, por exemplo, a programação voltada à categoria será extensa. Das 9h às 15h, no auditório da empresa, haverá sessões de fisioterapia, com massagens feitas por profissionais da Faculdade Estácio.

No mesmo horário, na área operacional da Tumpex, está confirmada a oferta de corte de cabelo e design de sobrancelhas, serviços ofertados pelo Instituto Iberr e convênio com a Drogaria grupo Tapajós. Na sexta-feira (17/05), os mesmos serviços serão disponibilizados a outras equipes da Tumpex, no período das 21h às 23h.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0