HomePolítica

🔶 PL de Débora Menezes institui o “Selo Abraço da Vida”

🔶 PL de Débora Menezes institui o “Selo Abraço da Vida”

Projeto da deputada estadual visa disponibilizar instruções e capacitar pessoas a utilizarem a Manobra de Heimlich para evitar mortes por engasgo

FORÇA NACIONAL: A pedido do governador Wilson Lima, a força nacional desembarca em Manaus para restabelecer a lei e a ordem
🔶 Zé Trovão pede aos EUA para prender Nicolás Maduro no Brasil. Entenda
🔶Lissandro Breval sai do Avante e Joelson Silva aguarda posição da igreja

Projeto da deputada estadual visa disponibilizar instruções e capacitar pessoas a utilizarem a Manobra de Heimlich para evitar mortes por engasgo

Para propagar cada vez mais informações sobre a desobstrução de vias respiratórias em caso de engasgo por alimento, a deputada estadual Débora Menezes (PL) apresentou o Projeto de Lei 167/2024 que institui o “Selo Abraço da Vida” com o objetivo de difundir no Amazonas medidas de conscientização e informação sobre a Manobra de Heimlich, assim como ensinar as técnicas à população.

A matéria já tem parecer favorável nas comissões de Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos, aguardando posicionamento da Comissão de Saúde e Previdência.

Débora explicou que a Manobra Heimlich, uma compressão abdominal, é uma técnica empregada para desobstruir rapidamente as vias respiratórias em caso de engasgo por alimentos. O projeto, segundo ela, orienta que o treinamento pode ser feito aos funcionários de bares, restaurantes, instituições de ensino, centros comerciais, bem como outros empreendimentos similares, por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar.

“Recentemente, acompanhamos o caso da influenciadora Clara Maia que compartilhou um vídeo em que aparece fazendo a manobra de Heimlich em seu bebê de pouco mais de um mês após a criança engasgar. Esta manobra é crucial em situações críticas de engasgo, pois a obstrução das vias áreas requer um socorro imediato”, comentou.

“Ter um maior número de pessoas capacitadas à realização da manobra, sobretudo em ambientes em que ocorra consumo de alimentos, pode representar a diferença entre a vida e a morte de muitas pessoas, por isso apresentamos este projeto para divulgarmos cada vez mais esse tipo de procedimento que salva vidas”, explicou a deputada.

A ideia deste projeto é também a implementação do “Selo Abraço da Vida” que será ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aos estabelecimentos do Amazonas que dominam a manobra a fim de estimular a disseminação do conhecimento sobre o tema e reconheça os estabelecimentos empenhados na segurança de seus clientes.

“Dessa forma, o projeto também permitirá que o Selo seja utilizado pelos estabelecimentos em suas peças publicitárias, assegurando a segurança de quem frequenta aquele estabelecimento seja criança, adolescente ou mesmo adultos”, ressaltou Débora.

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizados em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de alimento como carne ou qualquer outro tipo de corpo estranho que fique obstruindo as vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0