HomeEducação

🔶Vestibular da UEA vai disponibilizar 100 vagas exclusivas para refugiados

🔶Vestibular da UEA vai disponibilizar 100 vagas exclusivas para refugiados

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) disponibilizará 100 vagas para refugiados no Vestibular 2024, acesso 2025. Os editais do concurso e do Sis

CONSUNIV UEA: 3º reunião extraordinária do Conselho Universitário da UEA apresenta promoção de 600 servidores e revela dados que apontam abrandamento do efeitos da pandemia no Amazonas. Aulas presenciais previstas para meio de fevereiro
🔶UEA divulga edital e matrícula da 3ª chamada do Vestibular e SIS 2023
🔶UEA e Universidade de Harvard iniciam curso com foco em saúde pública, em Manaus

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) disponibilizará 100 vagas para refugiados no Vestibular 2024, acesso 2025. Os editais do concurso e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) foram lançados nesta segunda-feira (8).

“É através do acesso à educação de qualidade que essas pessoas conseguem oportunidades de emprego e podem, assim, reconstruir suas vidas aqui no Brasil. Então, esse é um momento importante para que iniciativas como essa cada vez mais ganhem força para que as pessoas refugiadas possam se sentir protegidas e acolhidas nos países em que buscam proteção”, disse Raquely Portela, representante da Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Serão ofertadas 3.954 mil vagas. Dessas, 1.641 são para o vestibular, sendo 883 para Manaus e 808 para o interior. A cota para refugiados está incluída nesse montante.

Este será o primeiro vestibular e SIS estabelecido pela Lei nº 689 de maio de 2024, que regula as vagas oferecidas em concursos de vestibulares da UEA, com 50% destinadas a alunos do estado.

“São 100 vagas que estão sendo disponibilizadas para os refugiados no nosso vestibular. Isso vem ao encontro de uma política nacional para que nós tenhamos condição de incluí-los na nossa sociedade, dando ampla formação. E a universidade entra nesse contexto nacional para que nós possamos trabalhar políticas públicas de acesso à educação”, disse o reitor André Zogahib.

Este ano, o maior número de vagas serão oferecidas por meio do SIS. Serão 2.313 mil, sendo 146 para a capital e 1.167 para o interior, incluindo 344 vagas para alunos indígenas e 1.142 para pessoa com deficiência.

No vestibular serão 776 para PcDs, 383 para indígenas, 178 para pessoas pretas, divididas em 57 cursos em 20 municípios do Amazonas.

Inscrição

O prazo de inscrição começa no dia 29 de julho e termina no dia 29 de agosto, às 17h (horário de Manaus). Para candidatos que forem solicitar a isenção da taxa de pagamento de inscrição, o período é de 29 de julho a 2 de agosto. O pagamento pode ser feito até 30 de agosto. A taxa é de R$ 100.

As provas serão aplicadas no dia 20 de outubro pelo SIS e nos dias 21 e 22 de outubro no caso do vestibular. O resultado deve ser divulgado no dia 6 de dezembro.

COMMENTS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0