As negociações para a “superfederação” do PP com o União Brasil têm sofrido resistências de alguns integrantes das duas legendas e já começam a impactar a política local em alguns estados.
Na Bahia, por exemplo, deputados federais e estaduais do PP que têm proximidade com o PT resistem à federação com União Brasil, que, no estado, faz oposição à sigla de Lula.
A resistência é tamanha que, segundo apurou a coluna, quatro dos seis deputados estaduais do PP baiano já cogitam deixar o partido, caso a federação com o União Brasil seja aprovada.
O próprio presidente do PP na Bahia, o deputado federal Mario Negromonte Jr, tem dito ser contra a federação.
À coluna Igor Gadelha, o deputado federal Claudio Cajado (PP-BA) reconheceu a resistência dos colegas à federação com União Brasil, mas ponderou que o processo ainda está em fase de negociação.
Na quarta-feira (19/3), lideranças do PP aprovaram uma autorização para que o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PI), avance nas tratativas com o União Brasil para a federação.
“O que aprovaram foi a autorização para que o nosso presidente nacional, o senador Ciro Nogueira (PI), consiga avançar com o União Brasil. Ainda não houve a aprovação de federalizar. Caso avance, vamos ainda deliberar na Executiva, inclusive tratando de assuntos como o regimento do partido”, disse Cajado à coluna.
Fonte: Metrópoles
Es