No momento, ela é secretária Executiva de Cidadania da Sejusc
Braço direito de Joana Darc, Leda Maria vai assumir Secretaria de Proteção Animal do Amazonas

Leda Maria Maia Xavier foi confirmada como a nova titular da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) nesta terça-feira (25) e a nomeação deve ser publicada no Diário Oficial do Amazonas nos próximos dias. Ela trabalha ao lado da deputada estadual Joana Darc (União) na causa animal. A informação é do Radar Amazônico.
Leda Maria é conhecida por sua atuação política ao lado da deputada desde 2012 quando atuou como ativista da causa animal na ONG Pata (Proteção, Adoção e Tratamento Animal). Depois, quando Joana Darc era vereadora pela causa animal em 2017, também atuava em seu gabinete. Quando Joana Darc se tornou deputada, Maria também ocupou cargos estratégicos na gestão estadual, chegando a assumir a titularidade da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) quando a deputada detinha influência política sobre a pasta.
A criação da secretaria foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais em fevereiro de 2025, e sua implementação tem o objetivo de atuar em políticas públicas de proteção animal no estado. Até então, tais ações eram gerenciadas por diversas secretarias e órgãos, de forma descentralizada, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Com a nova estrutura, a gestão será mais centralizada para administrar as unidades móveis de castração e o Hospital Público Veterinário, previsto para ser inaugurado ainda este ano.
Leda Maria Maia Xavier é publicitária, acadêmica de medicina veterinária, possui pós-graduação em direito animal e especialização em gestão de projetos e inovação pela Faculdade de Inovação e Tecnologia (FIAP) de São Paulo. Ela também é pós graduada em políticas públicas.
Leda é ex-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) e atuou como secretária da Sejusc entre 2020 e 2024, liderando projetos voltados à acessibilidade e inclusão. Em janeiro de 2025, passou a coordenar a área de cidadania da pasta. Em 2022, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo União Brasil e obteve 4.519 votos. Agora, no comando da Sepet, ela tem o desafio de estruturar a nova pasta e garantir que as políticas de bem-estar animal sejam implementadas no Amazonas.


