Capitão Alberto Neto alerta para o risco de o Brasil virar um Narcoestado

Deputado é relator de PL que combate o crime organizado

Compartilhar em:

O deputado Capitão Alberto Neto (PL) afirmou que o Brasil corre o risco de se transformar em um Narcoestado se o governo não agir com firmeza contra as facções criminosas. A declaração foi dada à Revista Oeste.

Segundo ele, as facções criminosas já se tornaram “grupos terroristas com extensão internacional”. Alberto Neto é relator do projeto de lei que cria o crime de domínio de cidades, aprovado pela Câmara dos Deputados em 21 de outubro.

“O Estado brasileiro tem que agir neste momento. Estamos em um limiar em que ainda dá tempo de reagir”, disse o parlamentar, alertando para o risco de o crime controlar o Estado. “Em pouquíssimo tempo, vamos virar um Narcoestado.”

A fala do parlamentar ocorre em meio a um debate nacional sobre o enfrentamento ao crime organizado, que hoje domina boa parte dos estados brasileiros.

Tramitam no Congresso Nacional propostas para punir com mais rigor os membros de organizações criminosas, como o PL Antifacção.

O projeto relatado pelo deputado altera o Código Penal e a Lei de Crimes Hediondos, prevendo penas de 18 a 30 anos para ações de bloqueio de vias e ataques a instituições públicas ou financeiras. O texto segue agora para análise no Senado.

Compartilhar em: