David Almeida e Avante oficializam apoio a Omar Aziz, principal palanque de Lula no Amazonas

Decisão foi tomada pelas executivas estadual e municipal do partido em reunião com David Almeida e Renato Junior

Compartilhar em:

O Avante de David Almeida oficializou apoio à candidatura de Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas no segundo turno das eleições de 2026. A decisão coloca o grupo político do ex-prefeito de Manaus ao lado do senador que representa o principal palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa estadual.

Segundo nota oficial divulgada pelo partido, a deliberação ocorreu na segunda-feira (5), durante reunião das executivas estadual e municipal, com a presença de David Almeida, presidente estadual da legenda, e de Renato Junior, presidente municipal e prefeito de Manaus.

O comunicado informa que a escolha foi resultado de diálogo entre as lideranças e expressa uma posição definida conjuntamente pelas duas direções partidárias. Com isso, o apoio a Omar passa a ser uma decisão institucional do Avante, formalizada em encontro com seus principais dirigentes.

David, que disputou o governo no primeiro turno e não avançou para a etapa final, passa a integrar o campo de apoio a um dos adversários que enfrentou nas urnas. A oficialização também amplia o alcance do anúncio feito por Renato Junior, que já havia declarado apoio ao candidato do PSD.

O alinhamento tem peso político na disputa entre Omar e Maria do Carmo (PL). Enquanto a candidata do PL está vinculada a Flávio Bolsonaro, Omar declarou apoio à reeleição de Lula e conta com o presidente em seu palanque. A adesão do Avante, portanto, aproxima o grupo de David da candidatura estadual apoiada pelo petista.

A nota trata especificamente do apoio ao Governo do Amazonas e não anuncia uma posição do Avante local na disputa presidencial. Seu efeito político imediato, entretanto, é reforçar a candidatura de Omar com a adesão das direções partidárias comandadas por David e Renato.

O desafio agora será transformar o acordo entre dirigentes em mobilização eleitoral. O apoio partidário pode ampliar a articulação da campanha, mas a transferência dos votos recebidos por David dependerá da adesão de seus eleitores ao novo posicionamento.

Com a decisão, David Almeida e o Avante deixam formalizada sua escolha para o segundo turno: apoiar Omar Aziz e fortalecer o palanque estadual de um dos principais aliados de Lula no Amazonas.

Compartilhar em: