Editorial Foco no Fato
Editorial: A direita precisa superar os Bolsonaro no Brasil, esquecer Maria do Carmo no Amazonas e se reinventar para 2030

A derrota de 2026 impõe uma reflexão nacional e regional: movimentos políticos que desejam governar precisam formar lideranças, ampliar alianças e apresentar projetos capazes de convencer a maioria.
As eleições de 2026 terminaram, mas o debate sobre o futuro da direita brasileira está apenas começando. A derrota de Flávio Bolsonaro para Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial e a vitória de Omar Aziz sobre a Professora Maria do Carmo no Amazonas obrigam esse campo político a fazer uma pergunta que não pode ser adiada: quem conduzirá a direita na próxima década?
O Foco no Fato entende que o cenário que se desenha para 2030 exige renovação. É possível que a direita chegue à próxima eleição presidencial sem um integrante da família Bolsonaro como candidato. No Amazonas, é impensável que Maria do Carmo decida se candidatar a qualquer disputa majoritária em 2028 e 2030. Nenhuma dessas hipóteses está confirmada, mas ambas ajudam a revelar um problema que precisa ser enfrentado desde já: a dependência de nomes específicos para representar um movimento que é maior do que seus líderes.
A política não oferece garantias para quatro anos adiante. O que ela oferece são sinais. E os sinais deixados pelas urnas em 2026 merecem atenção.
O sobrenome Bolsonaro continuará no centro da direita?
A derrota de Flávio Bolsonaro não pode ser confundida com o desaparecimento do bolsonarismo. O candidato recebeu cerca de 59,8 milhões de votos no segundo turno, uma demonstração de que o movimento preserva força social e eleitoral expressiva, mesmo sem conquistar a Presidência.
Ao mesmo tempo, o resultado abriu uma discussão sobre a sucessão da direita. Entre os nomes apontados no debate público aparecem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a senadora eleita Michelle Bolsonaro. O próprio Flávio poderá voltar a ser considerado. Portanto, afirmar hoje que não haverá um Bolsonaro na urna em 2030 seria tratar uma hipótese como certeza.
Mas a possibilidade de uma candidatura sem esse sobrenome deve ser encarada com naturalidade. Uma direita madura precisa ser capaz de escolher seu representante pela capacidade de liderar, construir alianças, apresentar propostas e conquistar a confiança dos brasileiros.
O legado de Jair Bolsonaro, a força de seus apoiadores e a influência política de sua família não desaparecerão por decisão de articulistas ou adversários. A questão é se esse capital será usado para abrir caminhos a novas lideranças ou se a escolha do candidato continuará restrita à lógica de uma família.
Não basta mobilizar: é preciso convencer
A eleição presidencial mostrou que a direita tem capacidade de mobilização, presença nas ruas, força nas redes sociais e milhões de eleitores dispostos a defendê-la. Mas mostrou também que isso, sozinho, não garante uma vitória nacional.
Para formar uma maioria, será necessário conversar com quem não se identifica integralmente com o bolsonarismo, mas compartilha preocupações sobre segurança, emprego, impostos, liberdade econômica, educação e qualidade dos serviços públicos.
A direita precisa apresentar propostas que sejam compreendidas por quem está fora de sua base mais fiel. Precisa demonstrar como pretende melhorar a vida das famílias, cuidar dos mais vulneráveis e governar um país plural.
Isso exige lideranças capazes de dialogar sem abandonar convicções. E exige, sobretudo, disposição para reconhecer erros, corrigir estratégias e substituir a ideia de que toda divergência interna representa uma traição.
No Amazonas, não há espaço para Maria do Carmo no campo da Direita
No cenário estadual, a Professora Maria do Carmo alcançou um feito político relevante: chegou ao segundo turno da eleição para o Governo do Amazonas, superando no primeiro turno adversários com experiência no Executivo e estruturas políticas conhecidas.
Na etapa decisiva, porém, foi derrotada por Omar Aziz, que recebeu 61,42% dos votos válidos, contra 38,58% da candidata do PL. A diferença evidenciou a dificuldade de sua campanha em ampliar os apoios necessários para superar a frente reunida pelo adversário, ela conseguiu perder até em Manaus que até então era reconhecidamente um reduto do Bolsonarismo.
Maria do Carmo tem agora o direito de decidir se continuará na política eleitoral, se atuará de outra maneira na vida pública ou se preferirá dedicar-se a projetos fora das urnas. Após a eleição, ela evitou anunciar novos planos eleitorais; portanto, uma eventual aposentadoria política é uma possibilidade, não uma decisão anunciada.
Seja qual for sua escolha, a direita amazonense precisa refletir sobre o resultado de 2026. A candidatura da professora mobilizou uma parcela minoritária do eleitorado, mas deu voz a eleitores que desejavam uma alternativa ao grupo de Omar. Mas o resultado também mostrou os limites de uma campanha que não conseguiu agregar forças suficientes para vencer.
O desafio da direita amazonense
Omar Aziz venceu em Manaus e em outros 59 municípios do Amazonas. O dado impõe uma reflexão à direita: mesmo onde há forte presença de eleitores conservadores, não se pode presumir que todos votarão automaticamente no candidato identificado com esse campo político.
O eleitor considera nomes, trajetórias, propostas, alianças e a confiança que cada candidatura transmite. A identidade ideológica pode mobilizar, mas a conquista de uma maioria exige também organização política e respostas para os problemas concretos da capital e do interior.
Se quiser disputar o governo com competitividade em 2030, a direita amazonense terá de trabalhar desde agora na formação de quadros, no diálogo com os municípios e na construção de um projeto que trate de saúde, segurança, emprego, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Terá também de decidir se prefere manter-se dividida em disputas pessoais ou construir pontes entre lideranças que, embora pensem de maneira diferente em alguns temas, possam convergir em torno de um programa para o Estado.
O futuro não será decidido por herança
O Brasil e o Amazonas não conhecem ainda os candidatos de 2030. Um Bolsonaro poderá disputar a Presidência; Maria do Carmo poderá voltar a concorrer. A política é dinâmica, e qualquer previsão definitiva neste momento seria precipitada.
O ponto central, para o FOCO NO FATO, é outro: a direita precisa estar preparada para seguir adiante em qualquer cenário.
Seus eleitores não podem ficar reféns da disponibilidade de uma família no plano nacional ou de uma única liderança no Amazonas. Um movimento que pretende representar milhões de pessoas precisa formar novos nomes, debater ideias e construir alternativas.
O resultado de 2026 encerrou uma disputa. A reconstrução começa agora. Para chegar forte a 2030, a direita terá de fazer mais do que esperar pelo próximo candidato: terá de preparar o próximo projeto.











