Declaração foi dada durante visita à CMM, quando o senador aproveitou para alfinetar Wilson Lima
Durante visita à Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (17), o senador Eduardo Braga (MDB) afirmou que construiu 42 hospitais no Amazonas durante seu mandato como governador, de 2003 a 2010. A declaração ocorreu após o parlamentar ser indagado sobre quais medidas vem adotando como senador pelo Amazonas.
“Eu fui governador do Amazonas e construí 42 hospitais em sete anos e nunca faltou oxigênio na cidade”, disse o senador, e proveitou para alfinetar o governador Wilson Lima. “Se eu fosse governador, não teria deixado faltar oxigênio em Manaus”, comparou, citando o episódio da falta do insumo durante a pandemia no coronavírus em 2021.
Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Cnes) contrariam a declaração do senador. Segundo um levantamento realizado no Cnes, de 71 hospitais públicos do Amazonas, 32 foram cadastrados no sistema do Ministério da Saúde na gestão do então governador. Desse total, 28 foram inclusos no sistema em 2003, inicio do primeiro mandato do político, o que indica que parte das obras não foram iniciadas por ele.
Além disso, a reforma de unidades hospitalares, como a ampliação do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste, foi inclusa no Cnes em agosto de 2003, mas a obra teve início anos antes.
Outro dado curioso disponível no Cnes aponta que a última unidade desse porte inserida no sistema, na gestão de Eduardo Braga, foi o HPS Platão Araújo, em 2006, último ano do primeiro mandato do então candidato à reeleição. Nos quatro anos seguintes de sua gestão, não há registros de novos hospitais no cadastro.
O Foco no Fato entrou em contato com a assessoria do senador. Em nota, a equipe informou que a fala de Eduardo Braga se refere à construção de 42 unidades de saúde em todo o estado.
Veja nota na íntegra
Enquanto ocupou o cargo de governador, Eduardo Braga contribuiu diretamente para a construção de 42 unidades de saúde em todo o estado do Amazonas.