Eleição na UFAM: pela 1ª vez na história, chapa de direita tem chance de conquistar reitoria

Marcos será o primeiro candidato de direita a disputar cargo tradicionalmente ocupado por alguém de esquerda

Compartilhar em:

O professor Marcos Antônio de Freitas, mais conhecido como Marcão, venceu por muito pouco a eleição para reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com 33,27% dos votos, e vai disputar o segundo turno com a professora Tanara Lauchner, que alcançou apenas 0,03%. A informação é do Blog do Hiel Levy.

Marcos será o primeiro candidato de direita a disputar com chamces reais o cargo que tradicionalmente é ocupado por alguém de esquerda ou por representantes do centro desde a redemocratização do país, na década de 1980. O pleito ocorre na próxima segunda-feira (14).

A votação, totalmente on-line, das 8h às 20h, por meio do sistema Helios, apontou entre cinco concorrentes, as chapas 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”​, de Marco Antônio de Freitas Mendonça (reitor) e Armando Araújo de Souza Júnior (vice)​, e 57 – “Mudança!”​, de Tanara Lauschner​ e Geone Maia Corrêa​. Esta última é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e até pouco tempo exercia cargo de subsecretária para a Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do governo Lula (PT).

Para vencer em primeiro turno, a chapa teria que ter alcançado 50% mais um dos votos válidos. Agora, a disputa final será em segundo turno.

Embora Marco Antônio não tenha ações de militância pela direita na política, ele fez movimentos na direção deste espectro político, o principal deles uma aproximação com a dona da faculdade Fametro, Maria do Carmo Seffair, que dirige o Partido Novo no Amazonas.

Pouco mais de 12 mil membros da comunidade votaram. Mais de 34 mil estavam aptos para participar da escolha.

Compartilhar em: