Trump disse que ataque matou seis homens ligados a organização narcoterrorista. Operação foi feita nesta terça-feira (14)
EUA bombardeiam barco perto da costa da Venezuela

Os Estados Unidos bombardearam um barco em uma região próxima da costa da Venezuela, nesta terça-feira (14). Segundo o presidente Donald Trump, a embarcação estava sendo usada por “narcoterroristas”. Seis pessoas morreram.
Trump afirmou que o barco estava transportando drogas. O presidente norte-americano disse ainda que a operação foi conduzida em águas internacionais.
“A inteligência confirmou que a embarcação estava traficando narcóticos, estava associada a redes ilícitas de narcoterrorismo e transitava por uma rota conhecida de organização terrorista”, publicou em uma rede social.
“O ataque foi conduzido em Águas Internacionais, e seis narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação foram mortos.”
Desde agosto, os Estados Unidos estão conduzindo uma operação militar no sul do Caribe. Navios e aeronaves militares foram deslocados para a região. A Casa Branca alega que está combatendo o tráfico internacional de drogas.
Nas últimas semanas, vários barcos foram bombardeados pelas forças dos Estados Unidos. No início deste mês, a imprensa americana revelou que Trump anunciou ao Congresso que o país estava em um “conflito armado” formal contra cartéis de drogas.
As operações militares, no entanto, têm sido alvo de críticas de entidades internacionais. A Human Rights Watch afirmou que os bombardeios violam a lei internacional por se tratar de “execuções extrajudiciais ilegais”.
O tema também foi discutido no Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira (10), que levantou preocupações sobre a execução de civis sem julgamento, além da possibilidade de uma escalada militar na região.
Já o governo da Venezuela pediu para que a comunidade internacional investigue os ataques, afirmando que as vítimas — que os EUA alegam ser narcotraficantes — eram apenas pescadores.
Com informações de G1











