Presidente colombiano defendeu o debate sobre legalização de drogas durante evento em Manaus
Fala de Gustavo Petro sobre legalização das drogas causa revolta em deputados do Amazonas: “Deveria ser preso”

Políticos do Amazonas fizeram duras críticas ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro, após declarações sobre a legalização das drogas durante evento realizado em Manaus, nesta terça-feira (9). O deputado estadual Dân Câmara (Podemos) afirmou que o mandatário colombiano deveria “ser preso” por apologia ao crime.
Durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (10), o ex-policial militar subiu o tom contra Petro, acusando-o de incentivar o uso de substâncias entorpecentes.
“Deveria ter sido dada a ele voz de prisão por ter feito apologia ao crime. Dizer que a liberação de cocaína e maconha — ou seja lá o que for — faz bem”, declarou o parlamentar.
As declarações de Gustavo Petro causaram forte repercussão após ele afirmar que o debate sobre a legalização das drogas deve ser pauta dos países da América Latina, defendendo ainda que cocaína e maconha causam menos mortes do que outras drogas, como o fentanil.

A deputada Débora Menezes (PL) também criticou, da tribuna da Aleam, duramente o presidente colombiano. Segundo ela, Petro — a quem classificou como “esquerdista” e aliado de Lula — veio ao Brasil não para discutir os problemas da Amazônia, mas sim para defender a legalização das drogas.
“O estranho é que se faz todo um teatro, e quem vem é o seu amigo, presidente da Colômbia, um esquerdista que traz um discurso de que, para resolvermos os problemas da Amazônia, a resposta é a legalização das drogas”, declarou.
Já o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também se posicionou contra a fala de Petro. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar mencionou a presença do presidente Lula no evento de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia) e criticou a ausência de pautas concretas sobre temas como a BR-319.
“Eu sei que você sabe que Lula esteve aqui em Manaus junto com a ministra Marina Silva. E será que eles vieram anunciar o asfaltamento da 319? Negativo. No CCPI Amazônia, apareceu o presidente da Colômbia dizendo que a solução para proteger a floresta é a legalização das drogas. Olha o absurdo. Sabemos que fazemos fronteira com os maiores produtores de drogas do mundo — um deles é a própria Colômbia”, declarou.
Histórico de declarações
Esta não é a primeira vez que Petro defende a legalização das drogas. Em fevereiro deste ano, ele já havia causado polêmica ao afirmar que a cocaína “não é pior que o uísque” e que sua criminalização se deve apenas ao fato de ser produzida majoritariamente na América Latina.