A declaração foi feita pelo governador Wilson Lima em coletiva de imprensa
O governador Wilson Lima (União) apresentou o plano de revitalização da infraestrutura do Complexo Hospitalar Sul (CHS) na manhã desta segunda-feira (17), que compreende o Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu. As ações fazem parte do programa Saúde Amazonas, iniciativa que busca modernizar a rede estadual de saúde pública.
De acordo com o governador, a revitalização incluirá reformas estruturais, como melhorias nas áreas externas, reformulação rede elétrica e hidráulica (água e esgoto), inclusão de novas subestações de energia e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além da aquisição de novos materiais e equipamentos. O chefe do Executivo também planeja o fim do uso físico de papéis com a digitalização de documentações.
Geradores para evitar apagões e fim da “papelada”
Durante a coletiva de imprensa, Wilson Lima destacou a implantação de seis novos geradores para garantir o abastecimento de energia elétrica sem interrupções. No ano passado, o hospital 28 de Agosto ficou sem energia por mais de 3 horas. Imagens mostravam o cenário caótico na unidade de saúde, desde a escuridão e até mesmo o corre-corre para transferir pacientes para outro hospital.
O governador também falou sobre a substituição completa das instalações elétricas e hidráulicas, bem como a troca de todos os colchões e a digitalização de documentações, eliminando o uso físico de papéis, ou seja, a “papelada”. “Logo, logo, nenhum documento vai transitar de forma física”, declarou Wilson Lima.
Outro ponto abordado foi a melhoria no fluxo de atendimento. O governador informou que a modernização do complexo tem reduzido o tempo de internação dos pacientes. Cirurgias que antes podiam demorar até 45 dias agora estão sendo realizadas em até 24 horas, exceto nos casos que precisam de procedimentos pré-operatórios específicos. “Hoje nós estamos trabalhando para que esse paciente não passe mais de uma semana aqui”, afirmou o governador.