Lula recebe Motta antes da MP do tarifaço e sinaliza reconciliação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, no Palácio da Alvorada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A reunião ocorreu na noite desta terça-feira (12/8), véspera do envio da Medida Provisória em socorro às empresas mais afetadas pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mais cedo, ele esteve com …

Compartilhar em:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

(PT) recebeu, no Palácio da Alvorada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A reunião ocorreu na noite desta terça-feira (12/8), véspera do envio da Medida Provisória em socorro às empresas mais afetadas pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mais cedo, ele esteve com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

No horizonte da relação do Planalto com o Congresso, ainda há duas propostas cruciais: um projeto do governo para regular as redes sociais, que será enviado nesta quarta-feira (13/8), na esteira das denúncias sobre exploração infantil nos meios digitais; e o projeto de isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5

mil, que teve um panorama negativo apontado pelo relator, o deputado Arthur Lira (PP-AL).

Os encontros simbolizam uma retomada de diálogo entre

Lula, Motta e Alcolumbre, após meses de embate. A

“guerra fria” do Planalto com o Congresso começou em junho, com o aumento na conta de luz imposto pelos parlamentares no projeto das Eólicas Offshore, e se estabeleceu de fato quando o PT apostou no discurso

“rico contra pobres” diante da resistência do Legislativo a taxar super ricos, diante do risco de cortes.

A cisão aumentou quando o Congresso derrubou o reajuste do Imposto de Operaçoes Financeiras (IOr), e Lula partiu para a disputa acionando o Supremo Tribunal Federal (STF), ainda em junho deste ano. Após a Corte decidir a favor do Planalto e determinar a validade da medida, já em julho, o presidente decidiu vetar o aumento do número de deputados.

A relação estava estremecida desde então, com Lula reticente a falar com a cúpula do Congresso, e o PT aproveitando o embate para recuperar terreno na avaliação pública. Mas o motim bolsonarista, que levou à ocupação dos plenários da Câmara e do Senado, pavimentou o retorno do diálogo entre os dois Poderes.

Compartilhar em: