“GASTAR POUCO”: MPF investiga o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos comandado por Damares Alves, por ter empenhado muito mas “gastar pouco” do orçamento.

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar a baixa execução do orçamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), comandado por Damares Alves. A informação é de Lauro Jardim, colunista do jornal O GLOBO. A investigação apura os impactos da baixa execução orçamentária nas políticas públicas da área a ser coberta pelo …

Compartilhar em:

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar a baixa execução do orçamento do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), comandado por Damares Alves. A informação é de Lauro Jardim, colunista do jornal O GLOBO.


A investigação apura os impactos da baixa execução orçamentária nas políticas públicas da área a ser coberta pelo ministério. Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos gastou 53% do orçamento em 2020. Políticas para mulheres e de juventude tiveram muito dinheiro empenhado, mas ainda não gasto.

Passando a imagem de um ministério austero, que gasta pouco, o inquérito do MPF quer saber se isso não impede que o trabalho seja efetivamente feito pela pasta, e não seja apenas um ministério ‘de fachada’.

MMFDH afirmou em nota à reportagem que “tem prestado os esclarecimentos solicitados à Procuradoria da República, mostrando que as denúncias contra a pasta não procedem”. “O ministério empenhou 99% do orçamento para mulheres em 2020 e tem implementado, no ritmo que se requer, cada ação financiada.”

Em sua conta no Instagram, Damares mostrou indignação com a investigação por “gastar pouco”. “O orçamento foi empenhado com sucesso, mas é claro que não vou liberar dinheiro para o telhado da obra se a construtora não fizer antes as paredes. Em nossa gestão, o valor só é liberado fase por fase da realização da obra, do projeto ou do programa, com a devida prestação de contas e com relatórios. Só recebe dinheiro para a próxima etapa da obra após medição e conferência do que já foi feito”, afirmou na legenda de uma publicação.

“Que planeta este povo que me denuncia por gastar pouco vive? Onde estavam os denunciantes quando dinheiro público era roubado ou desviado para outros países visando alimentar ditaduras de esquerda? Aqui tranquila aguardando ser intimada para esclarecer tudo ao MPF”, escreveu Damares.

Com informações de O Globo, Universa e IG

Compartilhar em: