EDITORIAL DO FOCO As urnas encerraram a dispersão do primeiro turno e desenharam dois confrontos que caminham na mesma direção. No Brasil, Lula contra Flávio Bolsonaro. No Amazonas, Omar Aziz contra Maria do Carmo. Duas disputas distintas, mas atravessadas pela mesma divisão política que mobiliza o país. De um lado, Lula e Omar. Do outro, …
O Brasil e o Amazonas seguem na mesma página: POLARIZAÇÃO TOTAL

EDITORIAL DO FOCO
As urnas encerraram a dispersão do primeiro turno e desenharam dois confrontos que caminham na mesma direção. No Brasil, Lula contra Flávio Bolsonaro. No Amazonas, Omar Aziz contra Maria do Carmo. Duas disputas distintas, mas atravessadas pela mesma divisão política que mobiliza o país.
De um lado, Lula e Omar. Do outro, Flávio e Maria. O Amazonas chega ao segundo turno com uma disputa estadual que reproduz o antagonismo nacional: o aliado do presidente enfrenta a candidata identificada com o bolsonarismo. A conexão entre os palanques dá à eleição para governador uma dimensão que ultrapassa as fronteiras do estado.
Na avaliação do FOCO, esse é o elemento central desta etapa da campanha. A escolha do próximo governador passa a ser atravessada também pelo posicionamento do eleitor diante dos dois campos que disputam a Presidência. Identidade política, rejeição e visão de país entram na mesma equação das propostas para o Amazonas.
Para Omar, a relação com Lula oferece uma narrativa de interlocução com o governo federal, mas também o obriga a enfrentar a resistência dos eleitores contrários ao petismo. Para Maria, a identificação com Flávio oferece uma referência clara para mobilizar a direita, mas traz o desafio de transformar afinidade ideológica em confiança na sua capacidade de governar.
Nenhuma dessas conexões funciona apenas como vantagem. Quem busca a força de um palanque nacional também assume o peso político que ele carrega. Não cabe reivindicar os benefícios da associação e fugir das cobranças que vêm com ela.
O segundo turno tende, portanto, a tornar mais difícil o discurso calculadamente ambíguo. Os candidatos terão de explicar seus compromissos, suas alianças e o que pretendem fazer com o poder. O eleitor merece saber quem acompanha cada projeto e quais interesses estarão representados no próximo governo.
Isso não significa que os votos para presidente e governador sejam inseparáveis. O eleitor tem autonomia para fazer escolhas diferentes. Polarização entre candidaturas não equivale à uniformidade de milhões de pessoas. Tampouco apoios partidários garantem transferência automática de votos.
Mas seria ingenuidade minimizar a força desse alinhamento. Na leitura deste editorial, Lula e Omar representam um polo político; Flávio e Maria, o outro. As campanhas estaduais e nacionais passam a se alimentar mutuamente, compartilhando argumentos, símbolos e rejeições.
O FOCO entende, porém, que a clareza dos lados precisa vir acompanhada da clareza das propostas. A defesa da Zona Franca de Manaus, a infraestrutura, a saúde, a segurança e as oportunidades no interior precisam ocupar o debate. Nenhuma bandeira partidária substitui um plano de governo. Nenhum padrinho político dispensa um candidato de demonstrar preparo.
A polarização pode mobilizar o eleitor. Não pode servir de desculpa para esconder respostas. Omar precisa dizer como pretende governar. Maria também. Lula e Flávio devem ser cobrados pelo país que propõem construir.
O Brasil e o Amazonas seguem na mesma página. Os polos estão definidos, os projetos estão em disputa e a decisão pertence ao cidadão. Agora, cabe aos candidatos mostrar o que existe além do confronto porque a eleição termina, mas os problemas da população continuam.









