O secretário defende a concentração de esforços e investimentos em uma área estratégica
Pacto pela habitação: Marcellus Campêlo comanda o maior programa habitacional do Amazonas

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), que também lidera a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, está à frente do maior programa de habitação do Amazonas, o Amazonas Meu Lar, que leva saneamento básico, saúde, segurança e outras políticas públicas essenciais para a população.
O secretário defende a formação de um pacto pela habitação no Amazonas e avalia que essa iniciativa nada mais é do que a concentração de esforços e investimentos em uma área estratégica e fundamental para a população.
Lançado pelo governador Wilson Lima, o programa Amazonas Meu Lar já atendeu 25.037 famílias, sendo 6.532 com soluções de moradia e 18.505 com regularização fundiária. Em fevereiro deste ano, Campêlo anunciou a previsão de beneficiar 21,5 mil famílias com soluções de moradia até 2027.
A UGPE atua em conjunto com a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e a Secretaria de Cidades e Territórios (Sect), sob a coordenação da Sedurb no programa Amazonas Meu Lar. Campêlo comanda a UGPE, responsável pelos programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins, ambos com construção de conjuntos habitacionais.
A UGPE é um órgão de projetos estratégicos que contribuem para o desenvolvimento do Amazonas e para a qualidade de vida da população. Entre esses projetos estão o Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), o Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai), executado em Maués e em implantação em Parintins, além do Ilumina+ Amazonas e do Asfalta Amazonas. A unidade também mantém convênios com prefeituras para a realização de diversas obras em todo o estado.
Por meio do Prosamin+, a UGPE entregou, em 2023, o Residencial Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, e atualmente está construindo conjuntos habitacionais na Cachoeirinha e na Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes.
O secretário Marcellus Campêlo também está à frente da Sedurb, pasta da qual participou da criação. A secretaria foi instituída em abril do ano passado e tem como órgãos vinculados a UGPE, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).
Um dos principais programas desenvolvidos pelo órgão é o Amazonas Meu Lar, que integra as políticas habitacionais e fundiárias do estado. A meta é atender 24 mil famílias com soluções de moradia e 33 mil com regularização fundiária.
Entre os projetos sob o comando de Campêlo também está o Ilumina+ Amazonas, que moderniza o sistema de iluminação pública no interior do estado com a implantação de lâmpadas de LED. Outro destaque é o projeto Água Boa, desenvolvido pelo Governo do Amazonas e executado pela Sedurb, Cosama e UGPE, voltado para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água potável.


