Ele teria feito parte do apoio logistíco da fuga
PF confirma que empresário preso em Manaus ajudou na fuga de Ramagem

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, confirmou, nesta segunda-feira (15), que o empresário Celso Rodrigo de Mello — preso no último sábado (13), em Manaus — ajudou na fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
“A rota [de fuga] parece muito clara, via Guiana, saindo clandestinamente do Brasil, não passando por nenhum ponto de fiscalização”, disse Rodrigues.
Segundo a PF, o empresário, filho do garimpeiro Rodrigo Cataratas, fez parte do apoio logístico da fuga. Ramagem teria cruzado a fronteira pela Guiana, sem passar por postos de fiscalização, rumo aos Estados Unidos, onde usou um passaporte diplomático para entrar no país.
Ramagem foi visto em Miami, na Flórida, em novembro, pouco antes de a execução da pena de 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, ser decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que então expediu um mandado de prisão preventiva contra o parlamentar.
Segundo a apuração feita pela PF, Ramagem obteve ajuda para deixar o país pela fronteira de Roraima, estado em que o parlamentar construiu carreira como delegado da própria PF.
Pai vai disputar o Senado
O garimpeiro Rodrigo Cataratas anunciou que vai disputar o Senado Federal em 2026. Ele negou que tenha participado da fuga do deputado Ramagem para os Estados Unidos.
Segundo ele, no momento em que teve contato com Ramagem, o parlamentar ainda não havia sido condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.











