ANTECIPAÇÃO 2º DOSE: Prefeitura de Manaus reduz em 12 dias intervalo entre doses de Pfizer e Astrazeneca.

A Prefeitura de Manaus reduziu em 12 dias as segundas doses de vacinas contra a Covid-19 dos imunizantes Pfizer e Astrazeneca, em comparação às datas previamente agendadas no cartão de vacinação. Cheque a data de sua segunda dose no Imuniza Manaus. Inicialmente, o intervalo entre as doses havia sido estipulado em 90 dias. Quem vacinou, por …

Compartilhar em:

A Prefeitura de Manaus reduziu em 12 dias as segundas doses de vacinas contra a Covid-19 dos imunizantes Pfizer e Astrazeneca, em comparação às datas previamente agendadas no cartão de vacinação. Cheque a data de sua segunda dose no Imuniza Manaus.

Inicialmente, o intervalo entre as doses havia sido estipulado em 90 dias. Quem vacinou, por exemplo, no dia 13 de junho, tinha segunda dose marcada para o dia 13 de setembro. Agora, irá completar o ciclo no dia 01/09. Da mesma forma, quem teve sua primeira dose no dia 2 de julho agora irá tomar a segunda dia 20/09, e não mais dia 02/10

A reportagem checou pelo menos 50 casos, com datas de primeira dose aplicadas entre 12 de junho e 04 de julho, em diferentes pontos de vacinação. Em todos os casos, o padrão foi o mesmo: redução em 12 dias do intervalo entre as doses. Há casos em que os intervalos chegaram a ser reduzidos em 13 e também em 20 dias, em comparação com o agendado no cartão de vacinação.

Apesar de todas as evidências, a Prefeitura de Manaus afirmou, em nota oficial, que não houve qualquer mudança. “A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela operacionalização da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital, mantém em 84 dias o intervalo entre doses dos dois imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS)”, diz a nota.

Os 84 dias citados na nota, porém, não estão sendo observados de maneira absoluta. Há registros de casos, como inclusive o do autor desta matéria, em que o intervalo entre as doses ficou em 78 dias. A reportagem também encontrou intervalos de 80 dias entre as situações apuradas. 

A Prefeitura sustenta que não houve alteração porque, segundo a nota, “a data anotada no cartão de vacina do usuário corresponde ao prazo limite para a conclusão do esquema vacinal, levando em conta a correspondência entre 12 semanas e três meses/90 dias”, ou seja, não é considerada pelo órgão como a data de fato da vacinação. 

Para checar a data em que sua segunda dose será aplicada, você deve consultar o site Imuniza Manaus.

Fonte: A Crítica

Compartilhar em: