Sem Republicanos, União Brasil e PP devem confirmar federação na próxima semana

Compartilhar em:

Parceria entre os partidos pode impactar articulações políticas no Amazonas

Após especulações sobre a fusão entre os partidos Republicanos, União Brasil e Progressistas, o bloco não se concretizará. A partir de agora, apenas União Brasil e PP devem formar uma federação, com a confirmação prevista para a próxima semana, após reunião decisiva.

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, anunciou nesta quinta-feira (13) que informou aos líderes do PP e do União Brasil que sua bancada não fará parte da federação. Segundo Pereira, os deputados do Republicanos decidiram, “de maneira quase unânime”, que a sigla “seguirá independente”.

A ideia de uma grande federação entre esses partidos foi cogitada por lideranças do Centrão, que planejavam formar um grupo com mais de 150 deputados e 17 senadores. Essa federação teria como objetivo atuar em conjunto durante os próximos quatro anos.

A união entre as três siglas estava sendo discutida desde o ano passado, com a intenção de ultrapassar o PT e o PL em tamanho de bancada no Congresso. O ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), era um dos apoiadores desse acordo.

Em publicação no X, Marcos Pereira comunicou aos demais partidos sobre a decisão do Republicanos. “Em reunião realizada no dia 4 de fevereiro, os deputados, de maneira quase que unânime, entenderam ser melhor o Republicanos seguir independente”, afirmou.

“Continuamos trabalhando em parceria com os demais partidos, principalmente com aqueles que se alinham ao nosso manifesto político”, completou o presidente do Republicanos.

Já o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI), convocou na última quarta-feira (12) os senadores, deputados federais e presidentes de diretórios do partido para decidir sobre a federação com o União Brasil. A deliberação está marcada para a próxima segunda-feira (18). Se a federação for confirmada, o bloco somará 109 dos 513 deputados federais.

Com informações Poder 360

Compartilhar em: