Toffoli ordenou prisão de 1 dia para evitar fuga de cunhado de Vorcaro

Na decisão que deu origem à 2ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira (14/1) pela Polícia Federal (PF), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou que o cunhado de Daniel Vorcaro fosse preso temporariamente por 24 horas para evitar uma possível fuga. A ação, que teve início nas primeiras horas …

Compartilhar em:

Na decisão que deu origem à 2ª fase da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta quarta-feira (14/1) pela Polícia Federal (PF), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli determinou que o cunhado de Daniel Vorcaro fosse preso temporariamente por 24 horas para evitar uma possível fuga. A ação, que teve início nas primeiras horas do dia, aprofunda as investigações sobre suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master.

Fabiano Campos Zettel viajaria às 5h para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O empresário estava no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando foi localizado pelos agentes federais, enquanto se preparava para embarcar. Ele teve bens e o passaporte apreendidos, ficando impedido de deixar o país.

A decisão de Toffoli, assinada nessa terça-feira (13/1), estabelecia que a prisão temporária de Zettel teria validade até as 7h horas desta quarta. Segundo o ministro, essa seria uma “medida imprescindível” para as investigações desenvolvidas. Zettel foi detido no aeroporto e liberado posteriormente pela PF.

Nessa segunda fase da operação Compliance Zero, havia no total 42 mandados de busca e apreensão, incluindo em endereços do próprio Vorcaro e de outros parentes dele, como o pai e a irmã, além do bloqueio de R$ 5,7 bilhões em bens e valores.

Casado com Natália Vorcaro, irmã do banqueiro, Zettel é pastor evangélico e ganhou destaque no empreendedorismo, especialmente com marcas de rede de alimentos, e uma academia de luxo. É fundador e CEO da Moriah Asset, fundo de private equity que investe em negócios no ramo de frutas e suplementos fitness.

O empresário Nelson Tanure e o investidor João Carlos Mansur, ex-presidente da gestora de fundos Reag Investimentos, também estavam entre os alvos da operação da Polícia Federal. A investigação detectou que havia captação de dinheiro, aplicação em fundos e desvio para o patrimônio pessoal de Vorcaro e parentes.

Fonte: Metrópoles

Compartilhar em: