Wilson Lima indica reaproximação com David Almeida ao dar independência a vereadores

Postura pode indicar estratégia para eleições de 2026

Compartilhar em:

O governador Wilson Lima (União) tem adotado uma postura de possível reaproximação com o prefeito David Almeida (Avante), ao afirmar que ele está em “processo de subida”, em entrevista ao podcast do portal A Crítica. A declaração sinaliza uma tentativa de se reaproximar de Almeida visando as eleições do ano que vem.

Wilson Lima e David Almeida romperam a relação por conta das eleições municipais de 2024, quando o chefe do Executivo Estadual apoiou a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União), à Prefeitura de Manaus, ao invés de apoiar o prefeito, como apoiou nas eleições de 2021. Porém, com a aproximação do pleito de 2026, Wilson Lima quer a reaproximação, já que, mesmo que tenha negado, talvez seja candidato ao Senado. O governador é aliado do ex-presidente Bolsonaro (PL), enquanto David Almeida está com o apoio do senador Omar Aziz (PSD), que já declarou ser um dos candidatos ao Governo do Estado.

“Independência” na Câmara

Para apaziguar a relação com o prefeito, Wilson Lima afirmou, na última semana, que os vereadores têm independência em seus mandatos, após a maioria do partido União Brasil na Casa votar favorável a projetos de interesse da Prefeitura de Manaus, ignorando a orientação do líder Diego Afonso. Os parlamentares votaram a favor, por exemplo, da CPI dos Empréstimos, que pretende investigar R$ 2 bilhões obtidos pela prefeitura desde 2021.

As recentes declarações do comandante do estado demonstram estratégia de pacificação para pavimentar o caminho, de olho em possíveis alianças em 2026, pois com o apoio de David Almeida, há a possibilidade de redefinição do tabuleiro político no estado, principalmente no que diz respeito à polarização entre bolsonaristas, que predominam na capital amazonense, e aliados de Omar Aziz no interior.

Compartilhar em: