???? Justiça Eleitoral suspende pesquisa do IPEN contratada por pool de blogs de Manaus

A Justiça do Amazonas atendeu ao pedido do Partido Liberal (PL) e suspendeu a pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa Norte (IPEN), encomendada por um pool de blogs de Manaus conhecido como G6. Fazem parte do grupo: BNC Amazonas, Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, Portal do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos e Portal …

Compartilhar em:

A Justiça do Amazonas atendeu ao pedido do Partido Liberal (PL) e suspendeu a pesquisa eleitoral do Instituto de Pesquisa Norte (IPEN), encomendada por um pool de blogs de Manaus conhecido como G6. Fazem parte do grupo: BNC Amazonas, Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, Portal do Mário Adolfo, Portal do Marcos Santos e Portal Único.

A suspensão ocorreu devido a irregularidades na pesquisa AM-06369/2024. Entre as falhas apontadas estão a falta de detalhes metodológicos, ausência de dados de bairros e municípios, metodologia tendenciosa, e dados de ponderação inadequados. Além disso, a empresa não forneceu o Demonstrativo do Resultado do ano anterior à eleição.

A decisão visa evitar influências indevidas na escolha dos eleitores nas eleições municipais de Manaus. A empresa IPEN foi intimada a suspender imediatamente a divulgação da pesquisa e tem dois dias para apresentar sua defesa. Caso descumpra a ordem, a empresa poderá ser multada em R$ 5 mil por dia.

Além disso, uma cópia dos autos será enviada ao Ministério Público Eleitoral para investigação quanto ao potencial cometimento de crime eleitoral.

Segundo a Justiça, devido às incongruências nas informações prestadas e em razão do risco ao resultado das eleições municipais na cidade de Manaus, resultante da suposta pesquisa não registrada, poderá haver influência na opinião ou escolha dos candidatos pelos eleitores.

A decisão pode ser acessada abaixo:

https://www.canva.com/design/DAGKYqKPxUg/Kgnc-bUN3skGpN6XZC1Jiw/view?utm_content=DAGKYqKPxUg&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=editor

Compartilhar em: