????Gastos com combustível fariam vereadores de Manaus darem 131 voltas ao mundo, diz site

Em 2023, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) gastaram R$ 3,2 milhões da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o famoso Cotão, unicamente para compra de combustíveis. O valor seria suficiente para dar a volta ao mundo 131 vezes em comparação com o preço médio da gasolina na capital amazonense ao …

Compartilhar em:

Em 2023, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) gastaram R$ 3,2 milhões da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o famoso Cotão, unicamente para compra de combustíveis.

O valor seria suficiente para dar a volta ao mundo 131 vezes em comparação com o preço médio da gasolina na capital amazonense ao longo do ano passado, mesmo se utilizassem o carro mais econômico do país.

O levantamento foi realizado pelo site brasiliense Congresso em Foco. Segundo o levantamento, apenas os vereadores Ivo Neto (PMB) e Dione Carvalho (sem partido) não fizeram uso do cotão para custear combustíveis. Os dados são referentes ao período de janeiro a novembro de 2023.

A cota parlamentar foi suspensa pela Justiça do Amazonas no final de novembro após uma ação ajuizada pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos) e pelo então vereador e atual deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que conseguiram a anulação de um projeto de lei que aumentou o Cotão em 83%.

A decisão inicial foi proferida pela juíza Etelvina Lobo Braga em janeiro de 2022, mas o processo se estendeu após a CMM entrar com recursos.

O aumento do Cotão de R$ 18 mil para R$ 33 mil foi aprovado nos momentos finais do ano legislativo de 2021, durante a gestão do vereador David Reis (Avante) na presidência da Casa.

Compartilhar em: