????General assume comando de região militar e é o terceiro negro no posto

No último 7 de dezembro, o militar André Luiz Aguiar Ribeiro assumiu o posto de general de divisão da 6ª Região Militar do Exército, responsável pelas tropas e atividades da Força na Bahia e no Sergipe. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo em 2021, o jornalista Sionei Leão, autor do livro Kamba’Race – …

Compartilhar em:

No último 7 de dezembro, o militar André Luiz Aguiar Ribeiro assumiu o posto de general de divisão da 6ª Região Militar do Exército, responsável pelas tropas e atividades da Força na Bahia e no Sergipe.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo em 2021, o jornalista Sionei Leão, autor do livro Kamba’Race – Afrodescendência no Exército Brasileiro, constatou que, até aquele momento, 11 homens negros haviam chegado à posição ao longo da história.

André Luiz é o terceiro homem negro a ocupar o cargo, sucedendo o Marcelo Arantes Guedon. A cerimônia de passagem do comando foi presidida pelo ministro da Defesa, José Múcio, e conduzida por Kleber de Vasconcellos, comandante militar do Nordeste.

Em entrevista ao jornal baiano A Tarde, Ribeiro contou que é carioca e torce para o Botafogo. O militar tem 56 nos de idade e é casado com uma baiana.

Ao portal, Ribeiro lembrou a origem humilde e destacou a importância da educação em sua carreira.

“Meu pai era um assalariado, oriundo do Rio de janeiro, também cidade de minha mãe. E realmente ele só sabia escrever o nome dele e mais nada”, lembrou.

Já a mãe estudou um “pouquinho”, segundo ele, até a antiga segunda série do terceiro ano. Ribeiro argumenta que isso não significou o comprometimento da educação familiar.

Compartilhar em: