????Navio chega em Manaus para início de dragagem do rio Amazonas

O navio que fará a dragagem do rio Amazonas no trecho de 200 quilômetros entre a foz do rio Madeira e a Costa do Tabocal, em Itacoatiara, já está em Manaus para o processo de admissão temporária da Receita Federal e vistoria por parte da Marinha nesta segunda-feira (14). A informação é do Real Time. …

Compartilhar em:

O navio que fará a dragagem do rio Amazonas no trecho de 200 quilômetros entre a foz do rio Madeira e a Costa do Tabocal, em Itacoatiara, já está em Manaus para o processo de admissão temporária da Receita Federal e vistoria por parte da Marinha nesta segunda-feira (14). A informação é do Real Time.

O navio-draga Hopper Lindway partiu do porto de Norfolk, na Virgínia (EUA), no dia 21 de setembro e chegou à capital amazonense no último sábado (12) completando o trajeto em 21 dias.

Após a admissão e inspeção, o navio seguirá para Itacoatiara, onde dará início à dragagem dos dois trechos mais desafiadores para o transporte de cargas e suprimentos destinados ao comércio e às indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM).

O Lindway foi contratado pela DTA Engenharia, vencedora da licitação para a execução da dragagem, com um contrato no valor total de R$ 118,9 milhões. A previsão é que o trabalho seja concluído em 45 dias.

Essas localidades, atingidas pela vazante acelerada dos rios do estado, são as primeiras atendidas pelo plano de dragagem do rio Amazonas, cujos contratos foram assinados pelo governo federal, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério de Portos e Aeroportos no início de setembro.

De acordo com o Dnit, o rio Madeira já tem um plano anual de dragagem em andamento desde 2017 e que estará em operação até dezembro deste ano com escavação, carga, transporte e descarga do material dragado para manter a profundidade do canal de navegação.

Compartilhar em: