Eleições gerais preveem duas cadeiras para o Senado Federal por estado
O processo eleitoral está adiantado. Faltando menos de dois anos para as eleições gerais de 2026, quando os eleitores irão às urnas escolher presidente, governador, deputados estaduais e federais, além de dois senadores, o Amazonas já conta com três pré-candidatos ao Senado.
Os atuais senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) buscarão a reeleição, enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também entrará na disputa, destacou o jornalista Thiago Botelho na coluna Sem Mimimi desta quarta-feira (26).
Após disputar o segundo turno das eleições municipais contra David Almeida (Avante) no ano passado, Alberto Neto recebeu o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para alçar voos mais altos em Brasília.
Nos bastidores, comenta-se que Bolsonaro já acertou com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que indicará candidatos de sua confiança em cada estado da federação. E Alberto Neto está nessa lista.
A informação foi confirmada pelo próprio Bolsonaro nesta terça-feira (25), durante entrevista ao jornalista Léo Dias no YouTube.
“Além de Braga, Plínio e Alberto Neto, há expectativa de que o governador Wilson Lima (União) deixe o cargo em março de 2026 para disputar uma vaga no Senado Federal”, pontuou.
“Considerando que a esquerda sempre lança candidato e que este terá o apoio do presidente Lula (PT), tudo indica que essa será uma das eleições mais disputadas da história”, ressaltou Botelho.
Articulações
Embora o processo eleitoral esteja antecipado, muitas mudanças podem ocorrer até o próximo ano. No entanto, é fato que os interessados já estão em plena articulação para se viabilizar para 2026.