Arthur Virgílio Neto se filia ao Republicanos em Brasília nesta segunda-feira (25)

O ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai se filiar ao partido Republicanos nesta segunda-feira (25) em Brasília. A filiação está prevista para ocorrer por volta de 15h na Câmara dos Deputados, onde a sigla vai realizar a comemoração de 20 anos de existência. A informação foi confirmada pela assessoria do deputado federal …

Compartilhar em:

O ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai se filiar ao partido Republicanos nesta segunda-feira (25) em Brasília. A filiação está prevista para ocorrer por volta de 15h na Câmara dos Deputados, onde a sigla vai realizar a comemoração de 20 anos de existência. A informação foi confirmada pela assessoria do deputado federal Silas Câmara, presidente estadual da legenda no Amazonas.

Arthur Neto já havia comentado sobre a possibilidade de ir para o Republicanos em maio deste ano, e até mesmo de concorrer às eleições de 2026, mas não disse qual cargo iria disputar. Na época, Arthur contou que chegou a conversar algumas vezes com o ex-presidente Bolsonaro (PL), no mas descartou a possibilidade de filiar-se à sigla.

A solenidade de filiação de Arthur vai contar com a presença da cúpula nacional do Republicanos e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que compõe o partido. Silas Câmara foi um dos articuladores da filiação de Arthur.

Trajetória

Partido Comunista Brasileiro (PCB) – seu primeiro partido, do qual foi militante na juventude; era um partido de atuação clandestina na época. Em 1982, ele foi para o PMDB, hoje MDB. Por esse partido, foi candidato e se elegeu deputado federal.

Em 1988, saiu do PMDB para o PSB e foi eleito pela sigla prefeito de Manaus em 1988. No PSDB, seu período mais longevo de filiado, ele entrou em 1989. O político ajudou a fundar o partido. Arthur se desligou do PSDB em 17 de novembro de 2022, após cerca de 33 anos de filiação.

Arthur Virgílio Neto exerceu o mandato de senador pelo Amazonas entre 2003 e 2011. Na esfera municipal, foi prefeito de Manaus em três períodos distintos: 1989 a 1992, 2013 a 2016 e 2017 a 2020.

Compartilhar em: