CEO da Pontual critica ‘avalanche’ de pesquisas eleitorais sem credibilidade no Amazonas

Eric Barbosa afirma que certos levantamentos acaba prejudicando Institutos consolidados no Amazonas

Compartilhar em:

O CEO do Instituto Pontual Pesquisa, Eric Barbosa, criticou a quantidade de pesquisas eleitorais divulgadas durante o período de campanha no Amazonas. Segundo ele, muitos levantamentos não apresentam credibilidade e acabam prejudicando institutos já consolidados no estado. A declaração foi dada durante participação no programa Política em Foco, da Foco On TV, nesta quinta-feira (5).

De acordo com o pesquisador, no qual o Instiuto acertou o resultado do segundo turno da disputa pelo Governo do Amazonas, vencida por Omar Aziz (PSD), é necessário discutir critérios que permitam diferenciar os institutos que atuam de forma responsável daqueles cuja origem e responsáveis são pouco conhecidos.

“O que a gente precisa discutir fortemente agora é que tem que haver uma separação de institutos de pesquisa também. A gente há de convir que, durante as eleições, surgem pesquisas cujo responsável você não conhece, não sabe nem quem é o dono, não sabe quem está assinando a pesquisa”, afirmou Eric Barbosa.

O CEO também avaliou que levantamentos realizados sem o cumprimento dos critérios legais prejudicam empresas que atuam no setor e seguem as exigências para a realização das pesquisas eleitorais.

“Isso é ruim para a gente que trabalha com isso. A nossa empresa é amazonense, foi criada no Amazonas e se coloca à prova”, ressaltou.

Eric Barbosa acrescentou que o setor de pesquisas eleitorais exige responsabilidade, uma vez que os levantamentos apresentam estimativas sobre intenções de voto e podem influenciar o debate público. Segundo ele, é uma atividade de alto risco, que exige experiência e preparo.

“É um ramo que tem pouca gente. É um ramo que tem muito risco. É muito complicado você vir antes do fato e dizer: ‘Vai dar isso, vai acontecer isso’. Tem que ter muito estômago”, concluiu.

Compartilhar em: