Em 2022, “Top Gun: Maverick” não só marcou o retorno de Tom Cruise como um de seus personagens mais icônicos, 36 anos após o lançamento do filme original, mas também seu reencontro na tela com Val Kilmer como Tom “Iceman” Kazansky, seu antigo antagonista que se tornou grande amigo. Após o lançamento do filme, o protagonista da saga “Missão Impossível” revelou o quanto se emocionou durante a cena que compartilhou com o querido colega, que tinha parado seus projetos de trabalho após ser diagnosticado com câncer na garganta, o que afetou significativamente sua fala.
No entanto, graças à tecnologia, a produção do filme conseguiu uma breve aparição do versátil ator em uma cena emocionante que levou os espectadores às lágrimas e que hoje, após a morte de Kilmer, muitos se encarregaram de viralizar nas redes sociais.
“Só quero dizer que foi um momento muito emocionante”, Cruise disse em conversa com Jimmy Kimmel, como convidado em seu programa noturno. “Conheço Val há décadas. Ele é um ator tão poderoso que foi capaz de instantaneamente entrar naquele personagem novamente. Olhei para ele e ele era o Iceman. Comecei a chorar. Foi muito emocionante. Ele é um ator brilhante, adoro a maneira como ele trabalha.”
Embora ele ainda não tenha comentado sobre a morte do colega de elenco, os usuários das redes sociais ficaram mais uma vez emocionados com a cena entre Cruise e Kilmer e as palavras sinceras que o ator de 62 anos havia dedicado a ele.
Como inteligência artificial permitiu que Val Kilmer recuperasse voz
A presença de Iceman em “Top Gun: Maverick” era quase fundamental para Tom Cruise. Então, em agosto de 2021, a empresa Sonantic, sediada em Londres, foi contratada para usar seu mecanismo de voz digital para reproduzir a voz atual de Val Kilmer. Eles poderiam ter usado um imitador humano, mas, como explicaram em seu blog, optaram por treinar o software usando a voz de Kilmer, com sua cadência de fala e sotaque, para vocalizar suas falas no novo filme.
A Sonantic é especializada em criar vozes sintéticas e que seguem os padrões vocais de uma pessoa real. Mas, neste caso, o mecanismo tinha dez vezes menos dados (menos minutos de voz real) do que normalmente requer, explicaram os executivos da empresa à Fortune, forçando-os a criar novas ferramentas para gerar novo áudio.
“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e escolhemos os melhores, de mais alta qualidade e mais expressivos. Esses novos algoritmos agora estão integrados ao nosso mecanismo de voz, então os futuros clientes poderão tirar proveito deles também”, disse John Flynn, cofundador da Sonantic.
O silêncio sobre sua doença
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer na garganta e passou por uma traqueostomia. “Um dia acordei vomitando sangue por toda a cama, parecia uma cena de O Poderoso Chefão”, disse ele certa vez. No entanto, durante anos, o ator tentou evitar rumores sobre sua saúde, que se tornaram aparentes pela primeira vez em janeiro de 2015, quando um porta-voz disse à People que ele havia sido levado às pressas para o hospital “por causa de um possível tumor”.
Meses depois, em junho, o próprio Kilmer postou uma declaração em sua conta do Facebook negando essa informação, afirmando apenas que havia passado por uma cirurgia.
“Estou perfeitamente bem, amigos. Obrigada por todo o seu amor e apoio. Estou me divertindo muito. E devo mencionar que não tenho câncer nem tumor. Tive um inchaço que venho cobrindo durante esse período de recuperação de um procedimento que fiz, que não foi uma operação naquela área. Mas não queria abrir a porta para a imprensa exploradora criar uma história como a que aparentemente está circulando agora. Acho que vou continuar usando cachecóis até o inchaço diminuir, mesmo sendo um visual ridículo para um verão em Los Angeles!” foram as palavras com as quais Kilmer negou sua doença.
Algo semelhante aconteceu quando Michel Douglas, com quem estrelou o filme “A sombra e a Escuridão” de 1996, revelou acidentalmente o diagnóstico de Kilmer durante uma coletiva de imprensa em Londres em outubro de 2016.
“Val é um homem maravilhoso que está lutando exatamente contra a mesma coisa que eu [Douglas realmente teve câncer na língua], mas as coisas não estão boas para ele. Estou rezando por ele. É por isso que você não ouviu falar de Val ultimamente”, disse o ator de Atração Fatal.
Mais uma vez, o ator de Top Gun negou que isso fosse verdade e alegou que seu colega estava mal informado.
“A última vez que falei com ele foi há quase dois anos, quando pedi que ele recomendasse um especialista para diagnosticar um nó na minha garganta. No final, fui a uma equipe da UCLA [University of California, Los Angeles] e estou livre do câncer. Minha língua ainda está inchada e estou em constante reabilitação […] Venha me ver pessoalmente, ao vivo, e feliz se você acha que estou mentindo!” foi a resposta direta, dada em novembro de 2016.
No entanto, em uma entrevista publicada em dezembro de 2017 pelo The Hollywood Reporter, Val Kilmer reconheceu sua doença e revelou que havia passado por um procedimento na traqueia que deixou sua voz rouca e com dificuldade para respirar. Em agosto de 2021, após passar por quimioterapia, radioterapia e traqueostomia, ele disse à People durante a apresentação de seu documentário da Amazon, Val, que estava curado, embora tenha notado que o tratamento o deixou com graves dificuldades de fala.
Fonte: Estadão
Estamos com foco no fato.