David promete zerar fila do Sisreg, mas pacientes enfrentaram filas durante sua gestão

Pré-candidato ao governo fez declaração durante convenção do Avante

Compartilhar em:

Durante a convenção do Avante, realizada na quinta-feira (23), que oficializou a candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano, o ex-prefeito de Manaus prometeu zerar a fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) na saúde pública do estado.

No entanto, conforme noticiado pelo Foco em fevereiro de 2025, durante a gestão de David à frente da Prefeitura de Manaus, pacientes enfrentavam longas filas durante a madrugada em busca de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alfredo Campos, localizada no bairro Zumbi, na zona leste da capital.

A promessa de eliminar a fila do Sisreg caso seja eleito governador contrasta com os registros de filas para atendimento na rede municipal de saúde durante sua administração.

Na época, para conseguir atendimento, alguns pacientes chegavam à unidade por volta das 3h da manhã para garantir uma das fichas, distribuídas apenas às 5h. Em determinados dias, mais de 100 pessoas já aguardavam na fila antes do início da distribuição. Em alguns casos, esse número chegava a 200 pacientes, e muitos só conseguiam atendimento no período da tarde.

Apesar das filas registradas na rede municipal, David Almeida chegou a afirmar, durante sua gestão como prefeito, que Manaus era referência para a Alemanha na área da saúde pública.

David Almeida renunciou ao cargo de prefeito de Manaus em abril deste ano, conforme determina a legislação eleitoral para candidatos que ocupam cargos no Executivo, para disputar o Governo do Amazonas nas eleições de 2026.

Compartilhar em: