Eleito vice, Rozenha apoia renovação na CBF após afastamento de Ednaldo Rodrigues

Compartilhar em:

O presidente da FAF foi eleito vice na chapa encabeçada por Ednaldo Rodrigues

Após o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ser afastado do comando da Confederação por determinação da Justiça do Rio de Janeiro, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, assinou um manifesto que pede a renovação da CBF. No entanto, em março deste ano, o também deputado estadual apoiou a chapa encabeçada por Ednaldo, inclusive eleito vice-presidente na chapa.

Em carta assinada por 19 presidências, entre elas a FAF, que não cita Ednaldo Rodrigues, as federações iniciaram movimento para eleição que será conduzida por Fernando Sarney, presidente interino da entidade. Veja nota na íntegra.

“É fundamental garantir estabilidade institucional à CBF. Precisamos virar a atual página de judicialização e instabilidade que há mais de uma década compromete o bom funcionamento da entidade e o avanço do futebol brasileiro. É também momento de resgatar a autonomia interna da CBF, hoje sufocada por uma estrutura excessivamente centralizada e desconectada das instâncias que compõem o ecossistema do futebol nacional”, diz trecho do manifesto.

O presidente da FAF também se manifestou sobre o episódio em nota publicada nas redes sociais. Segundo o comunicado, Rozenha vai tomar posse do novo cargo apenas em 2026 e o processo em questão refere-se ao mandato em vigor, previsto para terminar em 2026. Veja abaixo.

“É fundamental esclarecer que o processo em questão refere-se ao mandato atualmente em vigor, com término previsto para 2026 — portanto, trata-se de uma eleição anterior à que participei como integrante da chapa eleita recentemente”, diz trecho da nota.

Esse é mais uma de várias polêmicas envolvendo a CBF nos últimos anos.

Além disso, o nome de Rozenha ganhou destaque nos últimos dias após Manaus ficar de fora da Copa do Mundo feminina de 2027. Apesar de ocupar cargos tão relevantes, a falta de articulação politica de Rozenha seria um dos motivos para Manaus ficar de fora do mundial.

Chama atenção, também, o valor que o deputado estadual ganha mensalmente, quase meio milhão de reais, por ocupar três cargos: deputado, presidente da FAF e vice da CBF. No total, são R$ 460 mil mensais.

Ednaldo afastado

O Tribunal de Justiça do Rio determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi assinada pelo desembargador Gabriel Oliveira Zéfiro, nesta quinta-feira, 15. No documento, o magistrado nomeou interventor Fernando Sarney, um dos vice-presidentes, que deverá convocar eleições o mais rápido possível.

“Declaro nulo o acordo firmado entre as partes, homologado outrora pela Corte superior, em razão da incapacidade mental e de possível falsificação da assinatura de um dos signatários, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido por Coronel Nunes”, diz a decisão assinada por Zéfiro.

19 federações apoiam renovação

Assinaram o manifesto as federações de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará, Sergipe, Rondônia, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Amapá, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco não assinaram a carta.

Manifesto pedindo renovação

Posição da FAF

“Na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, a Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou o afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

Ainda que os desdobramentos da decisão judicial estejam em curso, é nosso entendimento que ela será cumprida nos termos estabelecidos pela Justiça.

É fundamental esclarecer que o processo em questão refere-se ao mandato atualmente em vigor, com término previsto para 2026 — portanto, trata-se de uma eleição anterior à que participei como integrante da chapa eleita recentemente.

A eleição da qual faço parte tem sua posse estatutária prevista para março de 2026, conforme estabelece o regulamento da entidade. Seguiremos acompanhando com serenidade e responsabilidade os próximos passos, sempre em respeito às normas estatutárias e à legalidade.

Seguimos firmes no compromisso com o futebol do Amazonas e brasileiro, com a estabilidade institucional e com a transparência que a CBF e seus filiados merecem.

Manaus, 15 de maio de 2025.

Ednailson Rozenha
Presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF)”

Compartilhar em: