Nos dias 16 e 17 de outubro, os moradores de Manaus terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia, artesanato e cultura de venezuelanos, colombianos, haitianos e brasileiros, que se uniram para realizar a segunda edição da Feira Internacional de Empreendedores (FIE). A ideia é difundir a cultura, gastronomia e incentivar a geração …
EMPREENDEDORISMO: Refugiados e migrantes que vivem em Manaus realizam a Feira Internacional de Empreendedores para apresentar gastronomia e cultura de países como Colômbia, Venezuela, Haiti e Brasil.

Nos dias 16 e 17 de outubro, os moradores de Manaus terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia, artesanato e cultura de venezuelanos, colombianos, haitianos e brasileiros, que se uniram para realizar a segunda edição da Feira Internacional de Empreendedores (FIE). A ideia é difundir a cultura, gastronomia e incentivar a geração de renda de negócios de refugiados e migrantes que vivem em Manaus, aos quais também foram afetados pela pandemia da COVID-19.
O evento será gratuito, seguindo todos os protocolos de higiene, bem como a entrada será permitida apenas mediante apresentação da carteirinha de vacinação contra a COVID-19 (1ª dose) e uso de máscaras.
Atentos às potencialidades de negócios, integração socioeconômica e cultura, a OIM e a Sejusc estão apoiando os empreendedores com a infraestrutura para a realização do evento, que será no Centro Cultural Palácio Rio Negro (Salão de Eventos Rio Solimões), comunicação e visibilidade, além da doação de insumos para a diminuição dos custos para os empreendedores. O Sebrae e Senac também apoiaram a atividade com a realização de oficinas gratuitas para planejamento de negócios, com instrução sobre o método CANVAS, Gestão de Negócios, Fluxo de Caixa e Marketing Digital.
O incentivo ao ingresso no mercado de trabalho e econômico proporciona com que os empreendedores possam garantir uma melhor qualidade de vida para suas famílias. “A Feira acontece junto com o Brasil, sendo o país que nos recebeu muito bem e somos gratos a isso. Pensamos na Feira como uma troca cultural, além de que nós, migrantes, possamos mostrar nossas raízes, dar valor a nossa própria cultura e garantir renda própria”, comenta a idealizadora do FIE, Nohemi Morillo.
Para a secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, a Feira reforça o compromisso social do Governo do Amazonas e é uma forma de ajudar os refugidos e migrantes a buscar espaço no mercado. “Nosso trabalho é buscar de todas as formas oferecer um atendimento social humanizado. E essa parceria, nos dará mecanismo para melhor atender essas demandas. Sempre é preciso ter um olhar diferenciado para as pessoas em situação de vulnerabilidade aqui no Estado”, disse Mirtes.
ATRAÇÕES
Entre as atrações culturais, a Feira terá estilos musicais de cada país, como apresentações de salsa, merengue, o calypso, e o joropo (um baile instrumental típico da Venezuela). As performances ficam por conta de artistas como Gregório Guzman, Sam Rio Negro & Djedah, Coral infantil Sinos de Quintana, Gloriane & Torry, Albert Salazar, Salacy Celestino, Jesus Alberto e José Rafael Gáscon. No primeiro dia da Feira, no dia 16/10 (sábado), teremos como destaque o show de Marcelo Nakamura, às 16 horas.
Quem for a FIE também terá oportunidade de vivenciar uma experencia gastronômica cheia de temperos e sabores variados, como saborear a ‘oblea’, um doce colombiano semelhante ao cascalho e recheado, ou ainda as famosas ‘arepas’, um prato típico da Colômbia e Venezuela feito a base de milho, além do ‘pikliz’, cheio de referências culturais tradicionais creole, do Haiti.
Para a OIM, a realização da FIE e o sucesso dos pequenos empreendedores são exemplos que a migração deve ser vista sempre como um universo de oportunidades positivas em que ganham migrantes e brasileiros. “A OIM apoia a integração e a geração de renda de refugiados e migrantes em todas as regiões brasileiras, e em Manaus não poderia ser diferente”, disse a coordenadora de Projetos da OIM em Manaus, Jaqueline Almeida.
De acordo com o gerente de Migração, Refúgio, Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (GMIG), da Sejusc, Giovanni Miranda, a parceria vai fortalecer a feira e reforçar as ações desenvolvidas para esse público. “A feira objetiva o apoio aos empreendedores e a integração local, visando a troca de experiências entre refugiados, migrantes e a população brasileira”, informou Giovanni.
SOBRE A FEIRA
A primeira edição da Feira Internacional de Empreendedores (FIE) ocorreu nos dias 31 de julho e 01 de agosto deste ano, no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), realizado de forma independente, contando com a participação de cerca de 400 pessoas nos dois dias de eventos.
Para conhecer a programação completa da Feira, acesse a página no Facebook (Feira Internacional de Empreendedores (2ª Edição)) ou no Instagram (@fiemanaus).
SERVIÇO
Data: 16 e 17 de outubro (sábado e domingo) | Entrada gratuita.
Horário: 10 às 20 horas.
Local: Centro Cultural Palácio Rio Negro, Salão de Eventos Rio Solimões (Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro).











