Parlamentar lotou a própria sogra no seu gabinete
Escândalo: Amauri Gomes entra na mira do MP por possível nepotismo

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) abriu investigação para apurar suposta prática de nepotismo no gabinete do vereador de Manaus Amauri Gomes (UP), suspeito de nomear a própria sogra, o que é vedado pela legislação e configura prática ilícita.
Conforme o documento a que o Foco teve acesso, o MP ordenou à Câmara Municipal de Manaus (CMM), no prazo de 10 dias, o envio de todos os documentos necessários para apurar se, de fato, o vereador incorreu em ilicitude. Procurado pelo Foco, o vereador não respondeu aos questionamentos.
A investigação recai sobre a nomeação da servidora identificada como Kedna Maria da Silva Teixeira, sogra do vereador Amauri Gomes, como assessora parlamentar APC-10 em seu próprio gabinete, conforme Ato da Presidência nº 043/2025-VGDG.
Segundo a certidão de casamento do vereador, Kedna é mãe de Kettlem Teixeira de Sousa, o que comprova o vínculo familiar entre a esposa do parlamentar e sua mãe.
O nepotismo ocorre quando um agente público usa sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. Essa prática é vedada, primeiramente, pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. Algumas legislações, de forma esparsa, como a Lei nº 8.112, de 1990, também tratam do assunto, assim como a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Outro lado
O Foco entrou em contato com a assessoria do parlamentar, solicitando esclarecimentos sobre a investigação do Ministério Público, mas até o momento não houve retorno. O espaço segue aberto.











