Maioria dos parlamentares sinalizaram apoio, mas apenas 3 assinaram
O Projeto de Lei da anistia atingiu as 257 assinaturas necessárias para votar no regime de urgência na Câmara Federal. Dos oito deputados federais no Amazonas, apenas três assinaram a proposta.
Os parlamentares que assinaram o projeto foram: Capitão Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos) e Fausto Júnior (União).
Conforme noticiado pelo Foco, o PL da anistia que pretende “perdoar” os invasores do 8 de janeiro contava com o apoio da maioria dos parlamentares do Amazonas na Câmara Federal. Apenas Sidney Leite (PSD) sinalizou ser contrário ao projeto. Ele, inclusive, chegou a fazer críticas aos deputados apoiadores da PL que faziam obstrução na Câmara.
Adail Filho (Republicanos) não se posicionou publicamente contra, mas também não sinalizou ser a favor. O Foco entrou em contato com assessoria do parlamentar questionando seu posicionamento, no entanto não teve retorno.
Com o número suficiente de assinaturas para votar a urgência – aceleração no processo legislativo – a propositura agora deve seguir o trâmite previsto no regimento interno.
Ao contrário do que foi sinalizado anteriormente, o projeto não teve tanto apoio da bancada amazonense. Com a negativa de Sidney Leite e indecisão de Adail Filho, esperava-se apoio dos demais parlamentares.