Atual presidente da Casa, David Reis deixa o cargo para assumir como deputado estadual
Presidência da Câmara de Manaus: nomes começam a ser cotados nos bastidores

A Presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), já começou a gerar movimentação de quem pretende ocupar a principal cadeira a partir do próximo biênio da Casa. Apesar de ainda não ter existido conversa, reuniões ou articulações em torno da presidência e da nova Mesa Diretora, os parlamentares já começam a se movimentar para concorrer ao cargo. A eleição deve ocorrer em 1º de dezembro.
Os nomes cotados para a vaga são: Mitoso (MDB), Gilmar Nascimento, Eduardo Assis, ambos do Avante, Ivo Neto (DEM), Joelson Silva (Avante) e Jander Lobato (PSD), segundo nomes que Mitoso declarou ter escutado nos corredores da Casa, em declaração à Rede Onda Digital.
A eleição deve ocorrer após o atual presidente, David Reis (Avante), ser eleito em outubro deste ano como deputado estadual, tomando posse na Assembleia Legislativa do Amazonas a partir do ano que vem. Outros cinco parlamentares também vão deixar a Casa.
O número suficiente de votos para alcançar a presidência da Casa, é de 21 apoios dentre os 41 vereadores.
Mitoso que está em seu quarto mandato na câmara, colocou seu nome à disposição devido à longa experiência como legislador e pela idade, considerando ser o momento ideal para ocupar o cargo. Ele ainda ressaltou que já existem conversas nesse sentido com colegas de diferentes partidos para avaliar a possibilidade de apoio à sua candidatura.
Atualmente, Gilmar que é um dos nomes cotados, está em seu sétimo mandato e acumula experiências internas na Casa, já foi líder do prefeito, primeiro vice-presidente e corregedor, e agora preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Jander é o primeiro vice-presidente da Câmara e há a possibilidade de receber apoio do governador eleito, Omar Aziz, por ser filiado ao PSD do senador, questão a ser confirmada até a oficialização das candidaturas. Já Ivo Neto se destaca para o cargo, por proximidade política com Omar Aziz e o deputado estadual Rozenha (PSD), aliado do senador.
Até o momento, no entanto, não há confirmação oficial de nenhuma candidatura para a presidência. As articulações ainda estão em fase inicial, devendo envolver negociações entre os partidos, bancadas e lideranças partidárias.










