Racha familiar: disputa por vaga na Aleam expõe divisão

Ambos caminham em partidos e grupos contrários

Compartilhar em:

A família Pinheiro, tradicional grupo político de Coari, no qual Adail Pinheiro (Republicanos) é prefeito há anos, agora estão em guerra, após Emanoel e Keitton Pinheiro, filho e sobrinho de Adail, respectivamente, pelo fato dos dois estarem de olho em uma cadeira da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nas eleições 2026.

Uma das motivações do racha na família Pinheiro se dá pelo fato de Emanoel fazer parte do grupo político do senador Omar Aziz e Keitton estar disputando pelo partido Agir, legenda do grupo de David Almeida (Avante), rival de Omar.

Além do distanciamento familiar, a divisão começou lá em 2024 quando Keitton teve que abrir mão da pré-candidatura à reeleição da Prefeitura de Coari nas eleições de 2024 para que seu tio, Adail Pinheiro, voltasse ao cargo. Agora, a expectativa era que Emanoel recebesse apoio integral da família para disputar uma cadeira na assembleia agora em 2026.

Porém, com a candidatura de Emanoel, filho de Adail, oficializada para a mesma vaga, acaba ameaçando o nome de Keitton à corrida eleitoral, causando guerra dentro da família.

Outro fato que chamou atenção, foi o registro de candidatura de Keitton, que retirou o sobrenome “Pinheiro”, passando a se declarar como “O Keitton”, atitude interpretada como indicativo de racha entre os dois.

Histórico da família em Coari

Keitton Pinheiro foi eleito prefeito de Coari em 2021, em eleição suplementar, após o deputado federal, Adail Filho, ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral por entender o terceiro mandato do mesmo núcleo familiar. Como a interpretação não alcança sobrinhos, Keitton teve aprovação de comandar o município.

Agora, tanto Keitton quanto Emanoel podem ocupar a cadeira na assembleia da deputada estadual Mayara Pinheiro, irmã de Adail, mesmo com o racha instalado na família que já comanda Coari há anos.

Compartilhar em: