TSE aponta urna eletrônica como descoberta histórica comparável ao fogo e à roda

Compartilhar em:

Em uma postagem publicada neste domingo (23), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gerou polêmica ao comparar as urnas eletrônicas brasileiras a marcos históricos da humanidade, como a invenção da roda e a descoberta do fogo.

Segundo a publicação, “a criação da urna eletrônica foi um marco global em relação à tecnologia eleitoral. Não tem como pensar em eleições sem lembrar da queridinha do Brasil. Segura, confiável e acessível, ela fortalece a democracia há 29 anos!”.

O conteúdo foi acompanhado de uma imagem com uma representação estilizada de uma fogueira, uma roda de madeira e uma urna eletrônica.

A comparação, em poucos minutos, já contava com mais de 1 mil comentários, sendo a maioria deles críticos à abordagem. Muitos internautas lembraram que, nos últimos anos, a Justiça Eleitoral tem coibido debates e questionamentos sobre o funcionamento dos dispositivos.

A postagem do TSE segue uma linha semelhante a outra feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em 28 de fevereiro deste ano. O TRE-SC também comparou a urna eletrônica a outras invenções fundamentais da história da humanidade, como a escrita e a eletricidade.

Na ocasião, a contagem manual dos votos foi descrita como “demorada e suscetível à manipulação”, enquanto a urna eletrônica, desde sua implementação em 1996, teria modernizado o processo eleitoral, garantindo mais rapidez, segurança e transparência.

Fonte: Conexão Política

Estamos com foco no fato.

Compartilhar em: