Moradores denunciam acúmulo de lixo no Parque São Pedro há mais de um mês

Resíduos espalhados pelas ruas causam transtornos e aflição aos moradores da comunidade

Compartilhar em:

Nesta quinta-feira (15), moradores do bairro Parque São Pedro, localizado na zona Oeste de Manaus, denunciaram a Prefeitura de Manaus, sob gestão de David Almeida (Avante), por não realizar a coleta de lixo comunitário na região há mais de um mês. A irregularidade ocorre mesmo diante de um investimento superior a R$ 3 bilhões destinados ao serviço.

A equipe do Radar Amazônico esteve no local e conversou com moradores, que relataram que o combinado com a Prefeitura é que o chamado “lixo de mutirão” – formado por resíduos naturais como galhos de árvore, folhas e troncos – seja reunido pelos próprios moradores em frente às residências para posterior recolhimento pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Contudo, segundo Berenice Lima, moradora da rua Francisco de Assis, a coleta não ocorre há semanas e o acúmulo de lixo tem prejudicado a rotina dos moradores.

“Estamos há mais de um mês com esse problema. Já falamos com o presidente do bairro, que informou ter comunicado à Semulsp. Eles dizem que vêm toda semana, mas não aparecem. Temos medo de que algo mais grave aconteça, como entupimento dos bueiros e alagamento da rua. Fora os ratos. Na semana passada, retiramos muitos da minha casa. A vizinha também comentou que tem aparecido bastante rato na casa dela”, contou.

Outra moradora, Francisca Lima, destacou que a situação se repete em outras ruas do bairro:
“O pessoal foi amontoando o lixo acreditando que a Prefeitura ia passar. Até lixo doméstico estão jogando aí, e já faz mais de um mês que ninguém recolhe. O bairro inteiro está nessa situação. Tem rua com lixo dos dois lados, e isso pode até causar acidentes. A gente também pede que retirem os entulhos da rua Paraíso 1, logo na entrada do bairro.”

Já Lili, também residente da área, desabafou sobre o impacto do problema em sua rotina e na saúde de sua família:
“Tenho dois idosos em casa e fico muito preocupada porque isso afeta a saúde deles. Quando chove, alaga muito aqui. Eu vendo comida na frente de casa, e essa situação prejudica demais. A gente só quer que venham retirar esse lixo para não continuar acumulando nem causando mais transtornos.”

Nossa equipe, Foco no Fato, entrou em contato com a Semulsp para solicitar esclarecimentos sobre a situação, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta.

Com informações do Radar Amazônico

Compartilhar em: