A Câmara Municipal de Manaus (CMM) anunciou a publicação de um novo edital previsto para ser lançado até setembro de 2025, com o objetivo de corrigir as falhas apontadas e tornar o processo seletivo mais transparente, após o concurso público realizado em 2024 ser oficialmente anulado em cumprimento à recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que apontou irregularidades no certame.
A decisão foi repassada pelo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante). O presidente explicou que a anulação foi resultado de uma reunião com 24 vereadores e dois promotores do MPAM em que todos concordaram. Com isso, os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024 foram anulados.
A Procuradoria-Geral da CMM também validou a anulação do concurso.
Em coletiva, David Reis mencionou que a CMM está avaliando maneiras de apoiar os candidatos afetados pela anulação, embora ainda não tenha detalhado quais medidas serão adotadas.
Inicialmente, a recomendação ministerial indicava a anulação apenas para os cargos de procurador legislativo e médico. No entanto, durante as reuniões realizadas nos dias 11 e 13 de março de 2025, com os vereadores, foram identificadas novas irregularidades que levaram à ampliação do pedido de anulação para todos os cargos e ao entendimento de que a possível homologação do certame poderia gerar insegurança jurídica.