Presidente da Câmara se posicionou após vereadores excederem tempo regimental de fala na tribuna
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), reprovou os vereadores por excederem o tempo de fala na tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira (12), tendo como base o Regimento Interno.
“O regimento sempre estará acima de todos os colegas, inclusive acima desta Mesa, por isso que tem vários procedimentos nesta Casa que devem ser submetidos ao plenário. Eu ouvi com atenção o discurso dos dois primeiros oradores. O vereador Rodrigo Sá se excedeu em três minutos, e o vereador Rosses em mais de 12 minutos, fora os quatro regimentais, Vossa Excelência usou a tribuna por 16 minutos. Eu não serei banco de horas nesta Casa para nenhum colega vereador”, disparou o presidente, logo após o vereador Rosses encerrar sua fala.
O presidente ainda disse que não quer ser taxado pelos colegas como “delicado” e “autoritarista”, e sugeriu realizar uma votação para mudar e prolongar o tempo dos discursos dos parlamentares.
Ele destacou que o mandato de um vereador é muito limitado e alegou que sempre foi um defensor no uso da tribuna ao dialogar, e frisou que a Casa Legislativa não tem dono e que ele nunca irá desempenhar tal papel.