Lula critica combustíveis fósseis enquanto se hospeda em iate de luxo movido a diesel, o mais poluente

Presidente apresenta contradições em declarações durante COP30

Compartilhar em:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a transição energética e afirmou que “a Terra não comporta mais o modelo baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis” durante agenda da COP30, nesta sexta-feira (7), em Belém (PA) — cidade que sedia o evento climático internacional.

Apesar do discurso ambiental, o presidente e a primeira-dama Janja da Silva estão hospedados no iate de luxo Iana 3, movido a diesel, considerado um dos combustíveis mais poluentes do planeta.

De acordo com levantamento do portal Poder360, a embarcação deverá consumir cerca de 4 mil litros de diesel no trajeto entre Manaus (AM) e Belém (PA), ida e volta. O cálculo considera a distância e o tempo de velocidade da embarcação, o que exigiria cerca de cinco dias de viagem na ida e sete no retorno.

O cálculo

O motor do Iana 3 consome aproximadamente 50 litros de diesel por hora de navegação, segundo o portal. O consumo estimado não inclui o uso de ar-condicionado e outros sistemas de bordo durante as paradas em portos sem acesso à rede elétrica.

Contradição

Em outubro, Lula havia declarado que se hospedaria em um “barco simples” durante a COP30, dizendo não querer “luxo”. No entanto, o Iana 3 é uma embarcação de alto padrão, equipada com cabines climatizadas, suítes, jacuzzi e espaços de lazer, e tem diárias de até R$ 2,5 mil por pessoa, segundo sites de aluguel náutico.

A Presidência da República não detalhou o número de hóspedes nem o valor total gasto com o aluguel do iate.

A escolha da embarcação gerou repercussão nacional e críticas por incoerência entre o discurso ambiental e a prática, especialmente durante o evento que tem como pauta central a redução de emissões e o abandono dos combustíveis fósseis.

Compartilhar em: